A primeira fase da Olimpíada Capixaba de Matemática (OCMAT) teve início nesta segunda-feira, 7 de novembro, e se estenderá até a próxima sexta-feira, 11 de novembro. Durante esse período, as escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo aplicarão a prova objetiva, que tem duração de 50 minutos. É importante destacar que a Olimpíada conta com 100% de adesão das instituições de ensino.
Na fase inicial, cada escola tem autonomia para definir o horário em que a prova será realizada. As fases seguintes do evento ocorrerão em centros regionais. Os participantes são agrupados em quatro níveis, abrangendo desde o 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.
Compromisso com a equidade de gênero
Essa edição da OCMAT reafirma o compromisso com a equidade de gênero, garantindo que 50% das vagas e medalhas sejam destinadas a meninas e 50% a meninos. Em total, serão entregues 720 medalhas, sendo 160 de ouro, 240 de prata e 320 de bronze. Os medalhistas de bronze e prata serão homenageados em cerimônias regionais organizadas pelas Superintendências Regionais de Educação (SRE), enquanto a cerimônia de premiação dos medalhistas de ouro acontecerá em um evento estadual promovido pela Secretaria da Educação (Sedu).
Objetivo da OCMAT
A OCMAT é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria da Educação, com o intuito de fortalecer o ensino da Matemática e estimular o interesse dos alunos pela disciplina.
Para mais informações, acesse o Calendário Oficial da OCMAT.