Preocupação com o aprendizado escolar
Uma pesquisa recente indica que 33% dos responsáveis acreditam que os filhos não estão aprendendo o que é esperado nas escolas. A satisfação dos pais quanto à educação está relacionada ao desempenho escolar e à permanência de seus filhos no ambiente educacional. A pesquisa, realizada pelo Instituto Datafolha, foi realizada com 4.969 entrevistados, incluindo pais e responsáveis por crianças e adolescentes de 6 a 18 anos que estudam em instituições públicas. Os dados foram coletados entre julho e agosto de 2024 e encomendados pela Fundação Itaú e pelo Todos Pela Educação.
Abandono escolar e motivação
Um dos fatores que mais preocupam os responsáveis é o abandono escolar. A pesquisa revela que 51% dos entrevistados concordam que muitos estudantes abandonam a escola. Essa percepção é mais acentuada entre famílias com renda mais baixa, onde 53% dos responsáveis compartilham essa preocupação. Por outro lado, apenas 37% das famílias que ganham mais de cinco salários mínimos expressam essa ansiedade em relação ao abandono escolar. Para famílias cujos filhos estão nos anos finais do ensino fundamental, a preocupação é ainda maior, com 57% mencionando o abandono como uma questão alarmante.
Foco na aprendizagem de matemática e outras disciplinas
A pesquisa também destacou a insatisfação com a qualidade da aprendizagem. Entre os responsáveis por estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, 36% não percebem que seus filhos estão adquirindo os conhecimentos adequados. Para os anos finais, esse percentual sobe para 41%. A maioria dos responsáveis (91%) acredita ser essencial fortalecer o ensino de matemática, enquanto mais de 80% apoiam a ampliação de atividades artísticas, esportivas e culturais, além da inclusão de temas relacionados à diversidade étnico-racial.
Resultados de desempenho em matemática
A necessidade de melhoria no ensino de matemática é evidenciada por dados de uma pesquisa internacional que apontou que mais da metade dos estudantes brasileiros do ensino fundamental não alcança conhecimentos básicos na disciplina. O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss) revelou que muitos alunos do 4º ano não conseguem resolver questões simples de soma.
Prioridades para futuras gestões
Quando questionados sobre as ações prioritárias nas gestões municipais de educação, 30% dos entrevistados mencionaram a expansão de escolas de tempo integral como principal prioridade. Essa modalidade educacional permite oferecer atividades além do currículo regular, aumentando as oportunidades para reforço em matemática e outras disciplinas.
Investimentos em educação integral
O governo federal lançou em 2023 o Programa Educação em Tempo Integral, que tem como objetivo aumentar as vagas nessas escolas, com uma jornada igual ou superior a 7 horas diárias. A meta é atingir cerca de 3,2 milhões de matrículas até 2026. Outras prioridades identificadas pelos responsáveis incluem melhorias na infraestrutura escolar (20%) e melhores condições de trabalho para os professores (17%). As demandas por infraestrutura são mais pronunciadas nas regiões Norte e Nordeste, enquanto na região Sudeste apenas 12% dos entrevistados consideram essa melhoria prioritária.
Reconhecimento da importância dos professores
Os responsáveis reconhecem a importância dos professores no processo de aprendizagem. A pesquisa indica que 70% dos pais e responsáveis observam que seus filhos se sentem acolhidos pelos docentes. Além disso, 86% concordam que o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos e a formação qualificada dos professores são aspectos centrais para a melhoria da aprendizagem.







