A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) anunciou, na última sexta-feira (20), os premiados da 19ª edição da competição. A lista dos ganhadores está disponível no site da Obmep. Os medalhistas do nível 3 terão a oportunidade de disputar uma das 100 vagas oferecidas pelo Impa Tech, que representa a primeira graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).
Sobre a Obmep
Considerada a maior competição científica do Brasil, a Obmep foi criada pelo Impa em 2005 e é promovida com recursos dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a olimpíada tem atraído um número crescente de participantes a cada edição.
Crescimento no Número de Participantes
Neste ano, a Obmep registrou um recorde de inscrições, com 56.516 escolas de 5.564 municípios, abrangendo 99,9% das localidades brasileiras. Mais de 18,5 milhões de alunos participaram da primeira fase da competição.
Distribuição de Prêmios
Um total de 8.450 medalhas nacionais será concedido nesta edição, além de mais de 20 mil medalhas estaduais. O reconhecimento será dividido entre alunos de escolas públicas e privadas, que serão premiados separadamente. Estudantes de escolas públicas receberão 6,5 mil medalhas, sendo 500 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, assim como até 45 mil certificados de menção honrosa.
Por sua vez, alunos de instituições privadas receberão 1.950 medalhas, com 150 de ouro, 450 de prata e 1.350 de bronze, além de até 6 mil certificados de menção honrosa. Escolas, secretarias municipais de Educação e professores que se destacaram também serão reconhecidos. A cerimônia de entrega dos prêmios será anunciada em 2025.
Participação no Impa Tech
Os medalhistas nacionais têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas para aprimoramento dos conhecimentos. Estudantes de escolas públicas receberão uma bolsa de R$ 300 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para integrar o programa.
A categoria do nível 3, voltada para alunos do ensino médio, permitirá que os vencedores concorram a uma das 100 vagas no Impa Tech. A instituição, inaugurada no ano passado, oferece um bacharelado em matemática da tecnologia e inovação, incluindo alojamento estudantil e auxílio financeiro para os aprovados no processo seletivo.
As inscrições para a graduação estarão abertas até 27 de dezembro no site do Impatech. O edital prevê que 80% das vagas são destinadas a estudantes premiados em cinco olimpíadas de conhecimento, incluindo a Obmep, enquanto 20% são reservadas para os alunos com as melhores notas na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital está disponível online.