No seminário “Desafios e Experiências da Educação no Nordeste”, realizado em Natal no dia 10 de outubro, a representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Erondina Silva, abordou um novo modelo de educação que visa eliminar a reprovação de estudantes. O evento, promovido pela Secretaria de Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, contou com a participação de autoridades do governo federal e de todos os nove estados da região.
Proposta de Educação Sem Reprovação
Durante seu discurso, Erondina destacou a importância do programa “Avexadas para Aprender”, que é uma iniciativa do governo do Rio Grande do Norte em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Itaú Social. Ele é considerado um passo crucial para combater a distorção idade-série, um indicador que, segundo Erondina, está intimamente ligado ao fracasso escolar.
Com mais de 4,3 milhões de estudantes enfrentando a distorção idade-série, a representante do Unicef enfatizou a necessidade de mudar a perspectiva cultural em relação à reprovação, especialmente em populações vulneráveis do Norte e Nordeste. Essa mudança é vista como essencial para encorajar os alunos a permanecerem na escola e combater o desânimo gerado por experiências educacionais negativas.
Objetivos do Programa “Avexadas para Aprender”
Os principais objetivos do programa incluem minimizar o sentimento de desânimo entre estudantes que enfrentam dificuldades escolares e prevenir a evasão escolar. O programa também possui o foco em ajudar os alunos a superar atrasos de dois anos ou mais em seus estudos.
Desde seu lançamento em janeiro, o “Avexadas para Aprender” evoluiu para incluir temas como alfabetização e multiletramento, adaptando-se às novas realidades digitais do aprendizado e permitindo uma abordagem educacional mais flexível.
Iniciativas na Bahia: Criatividade e Aprendizado
O seminário também abordou projetos inovadores como o “Agência de Notícias na Escola”, criado pela Secretaria de Educação da Bahia e o Instituto Anísio Teixeira. Este projeto visa fomentar a criatividade e o pensamento crítico entre os estudantes, utilizando a produção de notícias como uma ferramenta educacional.
Através do programa, as escolas participantes recebem recursos para aquisição de equipamentos e, atualmente, mais de 800 alunos estão envolvidos em atividades que promovem uma relação mais horizontal entre professores e estudantes, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades essenciais como leitura, escrita e argumentação.
Experiência de Docentes e Estudantes
A educadora Charlene de Jesus, envolvida no projeto, relatou experiências enriquecedoras durante a cobertura de eventos, destacando a importância de permitir que os alunos se expressem em suas próprias linguagens e abordagens. O programa também integra discussões relevantes, como fake news e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovendo uma educação mais consciente e crítica.
Desde a sua criação, o “Agência de Notícias na Escola” expandiu sua atuação, aumentando o número de escolas participantes e proporcionando aos estudantes oportunidades de desenvolvimento pessoal e acadêmico, além de um maior engajamento com suas comunidades.