sábado, 23 de novembro de 2024

Escolas procuram alternativas para regulamentar o uso de celular na sala de aula

Na Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, em Fortaleza, estratégias inovadoras estão sendo implementadas para garantir que os alunos não se distraiam com o uso de celulares durante as aulas. Entre as abordagens adotadas estão caixas específicas para guardar os aparelhos e a penalização em notas de avaliação para aqueles que não cumprirem as regras. Estas iniciativas foram discutidas em um recente encontro com ministros da Educação durante a reunião do G20.

Continua após a publicidade

Embora algumas escolas pelo Brasil já tenham restrições sobre o uso de smartphones, ainda é necessária a criação de uma norma nacional que regule adequadamente sua utilização. A estudante Débora de Paula, do 1º ano do ensino médio, defende a importância dessa restrição, ressaltando que, embora o celular possa ser uma ferramenta educacional valiosa, a concentração nas aulas é fundamental. “Precisamos estar atentos ao que o professor fala, pois é isso que levamos para a vida”, afirma.

Dentro da sala de aula, Débora relata que a escola adotou um sistema em que os alunos começam com 10 pontos e podem perder pontos por uso indevido do celular, o que estimula a disciplina. Ela também aplicou essa rotina em casa, limitando o uso do celular até as 22h.

Continua após a publicidade

Outra estudante, Lua Clara, também do 1º ano de produção audiovisual, busca limitar seu uso do celular para evitar a fadiga causada por noites mal dormidas. “Controlar o uso é essencial para não acabar esgotada por causa de jogos ou redes sociais”, explica.

Na turma de eletromecânica, o estudante Allan Sousa compartilha uma abordagem semelhante, onde os alunos guardam os celulares em uma caixa durante as aulas. Ele menciona que a disciplina é um esforço conjunto dos pais e da escola, permitindo o uso do aparelho apenas quando solicitado pelos professores.

O diretor Kamillo Silva enfatiza a busca por um equilíbrio no uso da tecnologia na educação, destacando a necessidade de usar recursos tecnológicos de maneira inteligente. “Se o celular for uma distração, precisamos reduzir seu uso; caso contrário, devemos integrá-lo ao aprendizado”, afirma.

Essas discussões ganham relevância no contexto de debates internacionais, como os encontros do G20 e a Reunião Global de Educação (GEM), que abordam o uso da tecnologia nas escolas. Segundo o relatório de Monitoramento Global da Educação de 2024, a desigualdade no uso de tecnologia entre países é alarmante, com apenas 30% da população adulta em países de renda média, como o Brasil, conseguindo realizar tarefas simples como enviar um e-mail com um anexo.

Manos Antoninis, diretor do relatório GEM, alerta sobre a queda na aprendizagem em todo o mundo, observando que o uso inadequado de tecnologia nas aulas pode agravar este problema. Ele destaca que a promessa de melhoria na aprendizagem por meio da tecnologia tem se concretizado apenas para uma minoria.

No âmbito legislativo, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados avalia o projeto de lei 104/2015, que pretende proibir o uso de celulares e dispositivos eletrônicos portáteis em todas as escolas durante as aulas e intervalos. A proposta permite o uso apenas para atividades pedagógicas nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, enquanto a utilização é proibida nas etapas iniciais da educação infantil e no fundamental.

Com essas medidas, escolas brasileiras buscam encontrar um caminho que equilibre a presença da tecnologia em salas de aula e a manutenção da atenção dos alunos, essenciais para um aprendizado efetivo.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:52 am
Anoitecer
06:02 pm
22ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
7.2 km/h
23/11
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
23ºC
24/11
Dom
Mínima
20ºC
Máxima
24ºC
25/11
Seg
Mínima
21ºC
Máxima
24ºC
26/11
Ter
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
Colunistas
Cristiane Martins

Novembro Negro: reflexão, resistência e empoderamento das mulheres negras

Leia também