A iniciativa, promovida pela Secretaria da Educação (Sedu), tem como objetivo estimular o interesse pela Física entre os estudantes do Ensino Fundamental (anos finais) e Médio, além de identificar talentos e abrir portas para novas oportunidades de ensino superior.
A participação na OBFEP oferece aos alunos a chance de desenvolver habilidades práticas e teóricas em Física, além de estimular o aprendizado interdisciplinar, a curiosidade e o pensamento crítico. A temática da prova deste ano será “Educação para o desenvolvimento sustentável”, um tema de grande relevância para o futuro do planeta.
Para os alunos que se destacarem na Olimpíada, a OBFEP pode abrir portas para o acesso direto em diversas universidades públicas e federais, sem a necessidade de realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibular. Em 2025, ao menos cinco instituições já confirmaram vagas para medalhistas: USP, Unesp, Unifei, UFABC e UFMS.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo professor/orientador, que será responsável pelo cadastramento do aluno e da escola no sistema online. A premiação para os participantes contempla certificados e medalhas.
Para mais informações sobre a OBFEP, incluindo o regulamento da competição, conteúdo programático e a trilha olímpica, acesse o site da OBFEP: https://www.sbfisica.org.br/~obfep/.