Os consumidores em São Paulo estão se preparando para gastar, em média, R$ 250 durante o feriado da Páscoa. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP, espera-se que as vendas beneficiem 61 mil pequenos negócios na região, destacando a importância desta data para o comércio local.
Impacto nas vendas dos pequenos negócios
A pesquisa Indicadores Sebrae-SP, que contou com a colaboração da Fundação Seade, revelou que 41 mil dos estabelecimentos são microempreendedores individuais (MEIs), além de 20 mil micro e pequenas empresas. As vendas durante a Páscoa são cruciais para esses empreendimentos, especialmente em um cenário de crescente concorrência.
Os produtos mais procurados
Os ovos de Páscoa são os campeões de vendas, com 74% dos entrevistados indicando que irão comprá-los. Os chocolates em geral ocupam o segundo lugar, com 59% das preferências, seguidos pelos ingredientes e bebidas para as confraternizações do feriado, como pescado e azeite.
Razões para escolher os pequenos negócios
Uma das principais razões pelas quais os consumidores optam pelos pequenos negócios é a competitividade nos preços, mencionada por 37% dos participantes da pesquisa. Em seguida, a qualidade dos produtos e as ofertas foram citadas, com 33% e 27%, respectivamente.
Previsões de gastos
A pesquisa do Sebrae-SP também aponta que o gasto nesta Páscoa deve ser 42% maior em comparação ao ano anterior. Por outro lado, 32% dos entrevistados afirmaram que planejam gastar valores semelhantes aos de 2024, enquanto 16% esperam gastar menos do que no ano passado. De acordo com o consultor do Sebrae-SP, Pedro João Gonçalves, entre os que pretendem aumentar seus gastos, 48% acreditam que esse acréscimo ficará entre 5% e 10%.
Relevância das datas comemorativas
Os pequenos negócios dependem fortemente do consumo interno, e suas vendas são significativamente impactadas por datas comemorativas, como a Páscoa, que é essencial para vários segmentos do varejo de alimentos. O aumento na movimentação econômica durante este período é uma oportunidade valiosa para o fortalecimento desse mercado.