A pesquisa mais recente revela que mais da metade dos brasileiros, especificamente 52%, tem intenção de comprar ovos de Páscoa neste ano. O valor médio gasto com chocolates está projetado em R$ 59,00, e cada consumidor pretende adquirir, em média, três produtos.
Curiosamente, o estudo também aponta que 43% da população nunca compraram ovos de Páscoa. Entre os entrevistados, 37% afirmaram que sempre compram o produto, enquanto 19% fazem isso ocasionalmente.
Motivos para a não compra
Para 36% dos entrevistados, o principal impeditivo para a compra de ovos ou outros chocolates é o preço elevado. Esse sentimento é ainda mais forte entre os jovens de 18 a 24 anos, dos quais 43% citam o preço como razão para não adquirir os produtos.
Além disso, o hábito de consumir ovos de chocolate anualmente se mostra mais prevalente na região Sudeste, principalmente entre pessoas com idades entre 35 e 40 anos (44%), com renda familiar superior a cinco salários mínimos (49%) e que têm filhos menores de 18 anos (50%).
Perspectivas de compra
Os dados também apontam que 18% dos que pretendem comprar ovos de Páscoa já iniciaram suas compras. Aqueles que planejam comprar até o domingo de Páscoa (20 de abril) correspondem a 34%. Interessantemente, 21% das pessoas com renda familiar até um salário mínimo já realizaram suas compras, enquanto 45% dos indivíduos com renda acima de cinco salários mínimos ainda não adquiriram ovos ou chocolates.
A pesquisa ainda destaca que 45% dos que decidiram não comprar ovos neste ano, quase metade (21%), planejam optar por outros tipos de chocolate, enquanto 27% não pretendem comprar nenhum produto desse tipo.
Realizada com duas mil pessoas em todo o Brasil, a pesquisa foi conduzida entre os dias 27 e 31 de março de 2025, com uma margem de erro de dois pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%.