sábado, 25 de maio de 2024

A cada 10 formados no ensino superior, um ocupa vaga de nível médio, diz pesquisa

O mercado de trabalho brasileiro não está absorvendo toda a mão de obra qualificada, e formados em cursos de graduação estão ocupando vagas com nível de ensino médio.

É o que revela levantamento da Geofusion com informações dos ministérios da Educação e do Trabalho e quase 100 mil registros de contratações modelo CLT. Os números são de 2018, os últimos publicados pelo governo federal. 

Os dados mostram que apenas um em cada 10 formados no ensino superior consegue uma vaga equivalente ao seu nível de capacitação.

Considerando alguns cursos, como Psicologia, não foi encontrado registro de contratação CLT de nível superior.

Segundo o Censo da Educação Superior divulgado em outubro de 2023, apenas 25% entre os jovens de 18 e 24 anos ingressam em cursos de graduação.

Nas opções com maior número de matrículas no país, como Pedagogia, Direito e Administração, menos de 9 mil dos quase 67 mil formados conquistaram cargos de nível superior. Isso representa apenas 12% dos estudantes das universidades analisadas.

Alguns cursos estão em cenário ainda mais críticos, como Enfermagem, com apenas 7% dos graduados empregados em posições destinadas ao ensino superior.

A exceção foi o curso de Medicina, onde todos os formados estão ocupando vagas do seu nível de escolaridade, segundo a pesquisa.

*Por CNN

Veja também:

Sisu: inscrições começam dia 22 e vão até 25 de janeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

g