...

Azeite de oliva extra virgem fica até 80% mais caro no Brasil em 2023

O azeite de oliva tem sido um dos vilões da lista do supermercado dos brasileiros nos últimos meses. O item, que é essencial para preparo de pratos ou temperar saladas, acumula alta de até 80% em importadoras do produto nos últimos 12 meses.

O problema vem desde 2022, quando a Europa passou por períodos de seca e calor extremo, situações climáticas que desfavorecem o cultivo da azeitona.

As oliveiras necessitam, no mínimo, de temperaturas que variam entre 8ºC e 10ºC durante o período de floração. No entanto, o calor extremo impactou muito países como Espanha, Itália e França que representam mais de 60% da produção mundial da iguaria.

Com o impacto climático, muitos produtores perderam até um quinto das safras previstas de serem vendidas em 2023 e, por isso, o produto destinado à exportação diminuiu além do esperado.

Para a empresária Juliana La Pastina, da importadora World Wine, menos garrafas estavam disponíveis no mercado. Desta forma, o azeite de oliva virgem ficou 69% mais caro e os rótulos extra virgem acumularam aumento de 80% – isso no período entre novembro de 2022 e 2023. Nas lojas físicas ou no e-commerce as garrafas com 500 ml custam a partir de R$ 74,40.

Com o azeite importado mais caro, os consumidores buscam por opções nacionais que também pesam no bolso. Só entre janeiro e novembro de 2023, o IPCA registrou variação acumulada de até 33%.

A dependência do mercado externo deve ser menor para o Brasil nos próximos anos com a popularização da produção de oliveiras, principalmente na região sul do país.

Inclusive, 12 rótulos produzidos por aqui foram selecionados entre os 500 melhores do mundo pelo guia Flos Olei 2024, um dos mais respeitados da categoria.

*Por CNN

Veja também:

Ar-condicionado: qual é a melhor temperatura para economizar na conta de luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Leia Também

Pix bate novo recorde com 224,2 milhões de transações em um dia

O sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC),...

Americanas enfrentam fraudes contábeis que ultrapassam os R$ 25 bilhões

Considerado um dos gigantes do varejo brasileiro, com quase...
g