segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Educação financeira: aprenda a inseri-la na rotina das crianças

Ensinar as crianças a lidar com dinheiro desde pequenas é importante para que se tornem adultos conscientes financeiramente. O problema é que por não terem tido esse tipo de orientação na infância, muitos pais também não sabem como abordar esse tema com os filhos.

Continua após a publicidade

“Quando o assunto é finanças, a maioria dos pais também possui uma série de limitações, pois não passaram por um processo de educação financeira. Tudo o que aprenderam foi pela observação de pessoas próximas, ou através de meios de comunicação ou obras de ficção”, explica a educadora financeira Simone Sgarbi.

Assim, é muito comum que os pais cometam erros ao tentar falar sobre dinheiro com os filhos. Entre eles achar que é cedo demais para tratar sobre isso, dar presentes antes dela pedir, não explicar como as coisas funcionam, pagar por atividades domésticas cotidianas realizadas pelos filhos, “comprá-los” com presentes e não impor limites. “Outro erro costumeiro é não servir de exemplo”, diz.

Continua após a publicidade

Como falar com as crianças?
De acordo com a especialista, o primeiro passo para inserir a educação financeira na vida dos filhos é abordar o tema no cotidiano de maneira lúdica. “As crianças são muito curiosas e participativas. Contar a história da criação do dinheiro de modo divertido e interessante, como um conto infantil, será de grande ajuda”, afirma.

Portanto, propor gincanas é um jeito de introduzir os pequenos no universo financeiro. “Sugiro que criem provas em família, como ‘chuva’ de ideias para economizar luz e água, lista de passeios gratuitos para fazer na cidade e jogos novos para brincar em família. Todas essas atividades deixam o tema mais leve e divertido”, opina.

Segundo Simone, quanto mais familiarizada estiver a criança com o tema, melhor saberá lidar com os desafios financeiros que surgirem pela frente. Nesse sentido, ela lista algumas dicas que podem ser seguidas pelos pais a fim de facilitar a introdução da educação financeira na vida dos filhos.

1. Liberdade financeira
O conceito de liberdade financeira pode ser explicado a partir da “galinha dos ovos de ouro”. “Os pais explicam que ter uma galinha dos ovos de ouro é separar um dinheiro que trabalhará para filho, enquanto ele dorme, brinca ou estuda e que se ele tratar bem este recurso, ou seja, mantiver a galinha viva, terá estes ovos (renda passiva) para sempre”, comenta.

2. Planejamento de metas
O planejamento de metas pode receber o nome de “potinho de sonhos”, por exemplo. Com isso, os pais ensinam o filho a definir seus sonhos e transformá-los em metas claras e quanto custa alcançá-las. Também o fará entender as motivações por trás de seus objetivos, além de educá-lo sobre a necessidade de ter paciência e disciplina para poupar. “Isso ajudará a mãe a transformar o filho em um adulto mais forte emocionalmente”, diz.

3. Controle do orçamento
O conceito controle do orçamento pode ser transformado em “caixinha de diversão”. Por meio dele, a criança aprenderá que pode gastar sem culpa e experimentar, desde cedo, a sensação de ter à sua disposição um dinheiro para se divertir, se for organizado com suas finanças. “Trata-se de um conceito importante para evitar uma vida adulta infeliz, destinada apenas ao pagamento de contas”, explica Simone. As informações são do Terra.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:53 am
Anoitecer
06:13 pm
25ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
5.81 km/h
09/12
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
30ºC
10/12
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
29ºC
11/12
Qua
Mínima
24ºC
Máxima
29ºC
12/12
Qui
Mínima
22ºC
Máxima
26ºC
Colunistas
Ana Morelli Nunes

“Malibu Renasce”: reflexões sobre família, perdão e como crescer de verdade

Leia também