Calma, não é o que você está pensando. Trata-se apenas de uma estratégia fiscal.
Com o aumento considerável de impostos sobre o sorvete, as empresas acabam sendo obrigadas a repassar esse custo aos clientes para não ter seu lucro totalmente dissipado.
O McDonald´s, não satisfeito em simplesmente aumentar o preço de seus produtos, se socorreu ao PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO para encontrar uma solução mais viável.
Após análise da composição de ingredientes, verificou-se a possibilidade de reclassificação do sorvete que passou a se chamar “bebida láctea” ou “composto lácteo”.
Isto porque, diferentemente do sorvete, a sobremesa à base de leite não gera incidência de PIS/COFINS, fazendo com que o McDonald´s economizasse milhões de reais com uma simples estratégia tributária.
Ou seja, o McDonald´s continua vendendo o mesmo produto, porém com outro nome e pagando muito menos imposto.
Esse é o poder do planejamento tributário, que tem como principal objetivo reduzir a carga fiscal da empresa e garantir maior conformidade das operações, sempre de acordo com as previsões e permissões legais.
Além disso, é possível garantir às empresas a oportunidade de pagar menos impostos, evitar multas e autos de infração, aproveitar incentivos fiscais e também recuperar tributos pagos indevidamente, gerando aumento de lucratividade e competitividade frente aos concorrentes.
Por fim, mais importante que fazer o planejamento tributário é a escolha de profissionais especializados na área, garantindo um trabalho seguro e eficaz sem perder a essencialidade da sua empresa, assim como fez o McDonald´s.
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Advogada Tributarista