quinta-feira, 03 de outubro de 2024

Franquias superam faturamento pré-pandemia, aponta pesquisa

franquias

De acordo com a 6ª edição da pesquisa Franchising Frame, realizada no final de 2022, pela Praxis Business e o Grupo MD, 60,3% das redes de franquias ouvidas já superam faturamento anterior à pandemia. Entre as marcas entrevistadas, 47,3% estimaram fechar 2022 com um crescimento de mais de 15% em termos de “same store sales” na comparação com 2021.

Participaram do levantamento 131 franqueadoras do país que, juntas, somam cerca de 28,5 mil unidades de franquias de diferentes setores. O setor de alimentação representa 25,2% da amostra.

Novo jeito de fazer negócio

A pesquisa mostrou que 71% das redes franqueadoras adotaram mudanças em seus modelos de negócios, sendo que 54% passara a ter canais digitais ou práticas de omnicanalidade; 47% fizeram a digitalização de processos, produtos ou serviços; 39% adotaram modelos de negócios mais enxutos (com menos investimento); 29% adotaram novos produtos; e 24% adotaram novos serviços.

O maior desafio, hoje, está na gestão de pessoas nas unidades franqueadas. Em seguida, aparecem perfil do franqueado inadequado para o negócio, dificuldade para a venda de novas franquias, marketing na rede e baixo engajamento dos franqueados e suas equipes.

Entre os dez principais dificuldades, surge um item inédito, que ainda não havia aparecido nas pesquisas anteriores: gestão das redes sociais próprias ou dos franqueados.

Capacitação e desenvolvimento

A pesquisa aponta que o maior motivo de fechamento de franquias está associado ao comportamento do franqueado. No entanto, a capacitação recebeu poucos investimentos ao longo do último ano. Pouco mais de 45% das redes investem no máximo R$ 50 mil por ano em treinamentos, enquanto, apenas 16,7% aplicam mais de R$ 300 mil.

De acordo com Marilia Saveri, sócia da Praxis Business, as franqueadoras procuram franqueados com mais soft skills, como atitude e relacionamento, mas ainda é baixo o investimento em treinamento com foco em questões comportamentais. “O princípio do sistema de franquia é a transferência de conhecimento, como afirmar que isso está sendo feito se investimos tão pouco em capacitação?”, afirma.

Canais de venda: um desafio para as franquias

Para 53,7% dos respondentes, os franqueados enxergam o e-commerce como uma oportunidade para gerar mais receita ou fluxo na loja. Ao mesmo tempo, para mais de 40% dos respondentes, os franqueados apontam o comércio eletrônico como uma ameaça.

Mesmo com as discordâncias entre franqueadores e franqueados quando o assunto são canais digitais, estes representam, em média, cerca de 20,5% do faturamento das redes pesquisadas.

A prática mais comum no mercado de franquias, quando se fala em e-commerce mantido pela própria marca, é a cobrança de um percentual sobre a venda gerada pelo site (do total dos respondentes que disseram cobrar taxas, 85% adotam essa modalidade de cobrança).

O resultado mostra também que, para as redes que operam com as diferentes modalidades de canais (físicos e digitais), 27% não possuem qualquer integração entre eles.

Leia também: Banco Central dos EUA divulga ata que indica recessão econômica em 2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Beneficiários do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões em apostas em agosto

Parte dos recursos dos programas sociais está indo parar...

Banco Central comunica vazamento de chaves Pix na Shopee

O Banco Central (BC) informou nesta quinta-feira (19) sobre...

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/ocapixaba/public_html/wp-includes/functions.php on line 5427