Hackers brasileiros desenvolveram uma nova forma de aplicar golpes no cartão de crédito em compras por aproximação. Essa informação é da empresa de cibersegurança Kaspersky, multinacional russa de segurança e provedora de sistema de antivírus.
De acordo com a empresa, cibercriminosos brasileiros do Prilex criaram um vírus capaz de invadir maquininhas de pagamento de cartão.
No processo do golpe, os criminosos se passam por funcionários das empresas responsáveis por essas máquinas de cartão e enviam um link para os comerciantes com essas máquinas. Caso eles acessem o link, os criminosos conseguem colocar o vírus na máquina, assim tendo acesso remoto à elas.
As maquininhas infectadas com o vírus apresentam um erro falso na hora da validação da compra via aproximação de cartão, “obrigando” a vítima a inserir o cartão na máquina, possibilitando que os criminosos consigam todos os seus dados para clonar os cartões.
Ainda de acordo com a empresa russa, o software malicioso foi detectado, até o momento, apenas no Brasil.
Saiba como se proteger
Caso dê erro na efetuação de compra na maquininha, antes de tentar novamente procure verificar os comprovantes de compra do seu cartão. Normalmente é enviado uma mensagem através do aplicativo do cartão no telefone avisando se a compra foi efetuada ou negada.
O consumidor pode optar por pagamento via outros métodos, como PIX, dinheiro ou tentar em outra maquininha.
Se perceber gastos desconhecidos, entre em contato com a empresa do seu cartão ou seu banco para registrar o erro e faça um boletim de ocorrência.
Para os lojistas, o conselho é manter os aparelhos em bom estado e seguros para que isso não aconteça, evitando acessar links de contatos aleatórios.