Hoje em dia, a conta corrente se tornou necessária, pois facilita muito a gestão do dinheiro e facilita a cobrança de valores devidos por quem mora longe.
Como instituições financeiras, os bancos fornecem uma variedade de serviços e responsabilidades relacionadas a contas correntes, incluindo serviços como pagamento de taxas, crédito para empréstimos, financiamento, cartões de crédito e investimentos.
Com a quantidade de serviços oferecidos por uma conta corrente, muitas pessoas têm dúvidas se podem ou não abrir uma conta corrente com o nome sujo.
Mais de 63 milhões de brasileiros estão com “nome sujo” por conta de dívidas. Isso indica que quatro em cada 10 adultos que vivem no país estão endividados. Isso é exatamente 39,17 %, a maior taxa em oito anos.
No entanto, respondendo diretamente a pergunta: sim, o CPF negativo não é um empecilho para quem quer abrir conta corrente no banco.
Porém, nem todas as instituições oferecem essa opção. Isso porque as instituições financeiras não são obrigadas a aceitar solicitações de clientes para abertura de contas correntes.
Mas, como já foi dito, existem instituições que não privam essa parcela da população de abrir conta corrente. Mas vale lembrar que isso não significa que, caso seja aprovada, a conta do negativado não estará sujeita a certas restrições e perderá algumas opções, como o acesso ao cheque especial, por exemplo.
Segundo o R7, o acesso aos serviços de crédito costuma restringir os negativados, por isso, o consumidor deve estar preparado para receber algumas rejeições por conta de um nome sujo. No entanto, existem instituições que possibilitam que negativados abram contas correntes apesar do nome no indivíduo estar sujo.