Lotação, veículos sucateados, poucos itinerários, linhas que não circulam no fim de semana, atrasos e falta de ônibus climatizados. Essas são algumas das reclamações das pessoas que precisam utilizar o Sistema Transcol diariamente para se locomover na região da Grande São Pedro, em Vitória.
A técnica em enfermagem Jessica Rizzo, de 23 anos, moradora de Nova Palestina, depende do transporte coletivo para se deslocar ao trabalho e à faculdade (curso de enfermagem). Ela conta que frequentemente o ônibus apresenta algum defeito durante a viagem sendo preciso trocar de veículo, o que ocasiona atrasos em seus compromissos.
“Ontem (23) mesmo o ônibus deu problema e precisou ser trocado. Mas isso não é um caso isolado. Outra questão que atrapalha muito a população e toda Grande São Pedro são os poucos ônibus no fim de semana. É praticamente impossível. Tem que ficar horas no ponto para conseguir”, disse a Jessica Rizzo.
As reivindicações por melhorias no trasporte público na região são antigas. No dia 06 de março deste ano houve uma assembleia com os moradores, autoridades e a equipe da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) para falar sobre o assunto. Na ocasião, ficou definido um prazo de 45 dias para apresentar melhorias. No entanto, moradores disseram que nada mudou.
O publicitário Ryan Gouveia, de 30 anos, mora na Grande São Pedro desde que nasceu e acompanha de perto todas as reivindicações realizadas pelos moradores. “Oficialmente a Ceturb não nos passou nenhuma melhoria, apenas pediram que nós aguardássemos. Mas não cumpriram o prazo acordado com a comunidade, que se encerrou no dia 20 de abril”, declara.
Pontos críticos apontados pelos moradores:
- Veículos sucateados e sem manutenção;
- Falta de ônibus climatizados;
- Linhas com horários muito atrasado;
- Poucos ônibus aos sábados e domingo;
- Linhas que só circulam até às 20h;
- Ônibus lotados.
O que diz a Ceturb-ES?
A reportagem do MovNews procurou a Ceturb-ES para buscar informações sobre a situação. Por nota, a Ceturb-ES informou que estuda a viabilidade de melhorias para a região da Grande São Pedro. Na próxima semana será realizada uma reunião com a comunidade para alinhar algumas ações para adequação de linhas e horários do Sistema Transcol que serão implantados na região.
Semobi
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) disse que, desde 2019, o Governo do Estado retomou os investimentos no Sistema Transcol, com a implantação de um novo sistema de gestão e de cobrança, disponibilização de internet sem fio nos terminais; ampliação da cobertura do Sistema Transcol, além da renovação da frota. Nos últimos quatros anos, mais de 600 novos veículos com ar-condicionado e wi-fi passaram a atender a população.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.