10 de fevereiro de 2026
terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

“SOS Escola”: Guarda Municipal será acionada por aplicativo para atender pedidos de socorro

Os casos de violência em escolas têm deixado pais, educadores e autoridades públicas em alerta. Governos e prefeituras de todo os Brasil têm apresentado medidas para melhorar a segurança no ambiente escolar. Em Vila Velha, na Região Metropolitana, a Guarda Municipal (GMVV) poderá ser acionada por meio de um aplicativo de celular sempre que houver uma atitude suspeita em uma instituição de ensino.

Continua após a publicidade

O “SOS Escola” poderá ser ativado a qualquer momento pelas pessoas cadastradas. Após o pedido de socorro, uma mensagem irá aparecer na Central de Operações da Guarda Municipal. A ferramenta vai monitorar emergências em 113 unidades de ensino canelas-verdes.

Com a informação, o agente saberá a unidade e o endereço de onde partiu o chamado. Imediatamente, uma viatura que estiver mais próxima será encaminhada para o local. Nesse momento, a pessoa que acionou o botão receberá uma mensagem, onde saberá que o pedido foi atendido. A proposta, de acordo com a comandante da GMVV, Landa Marques, é dar celeridade às ações da corporação nesse tipo de ocorrência.

Continua após a publicidade

“A Guarda está totalmente focada no atendimento às escolas, com três frentes de atendimento. A primeira é a viatura na entrada e saída da escola, como nós sempre fizemos. A segunda frente são as rondas, com o patrulhamento preventivo nos arredores da escola e dentro dos bairros. Por fim, uma outra frente são as visitas tranquilizadoras”, explica a comandante.

Segundo a secretária municipal de Educação, Adriana Chagas, esse tipo de ameaça não tem ocorrido com frequência nas escolas de Vila Velha, mesmo com a recente onda de crimes de ameaça no ambiente escolar. Ela disse que isso se deve ao trabalho de diagnóstico e prevenção.

“É um momento novo desse tipo de ameaça on-line. Então a gente fez um trabalho de acalmar as nossas escolas, gestores e professores para de forma calma conseguir diagnosticar qualquer situação que foge da normalidade dentro da escola”, declarou a secretária.

Já a diretora da Unidade de Ensino Infantil e Fundamental (UMEIF) Professora Flávia Borgo, Carla Cabidel, a ferramenta trará mais conforto pela certeza do monitoramento e apoio da Guarda Municipal durante situações de emergência.

“O aplicativo representa uma tranquilidade maior para o desenvolvimento das ações no dia a dia escolar, já que o ambiente escolar é de muitas emoções, onde lidamos com diversos atores”, destaca a diretora.

Confira a matéria completa em vídeo.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

Vitória, ES
Temp. Agora
24ºC
Máxima
28ºC
Mínima
23ºC
HOJE
09/02 - Seg
Amanhecer
05:29 am
Anoitecer
06:21 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
2.57 km/h

Média
25ºC
Máxima
28ºC
Mínima
22ºC
AMANHÃ
10/02 - Ter
Amanhecer
05:30 am
Anoitecer
06:20 pm
Chuva
6.71mm
Velocidade do Vento
5.79 km/h

Bairros que funcionam: por que misturar moradia, comércio e serviços é...

Marcos Paulo Bastos

Leia também