Rabanada, arroz com passas, farofa natalina, doces de vários tipos… Ufa! É tanta comida que fica difícil manter a dieta na ceia de Natal. Além do banquete, que acontece tradicionalmente na madrugada, o dia 25 de dezembro é recheado de “armadilhas” para quem quer fugir dos quilinhos a mais.
É comum associar a intensificação das atividades físicas para compensar os excessos cometidos no Natal, mas é preciso cuidado. Os exercícios devem ser feitos sempre com a supervisão de um profissional da área para que não aconteçam lesões.
Os excessos são previstos e nem por isso é preciso desespero. O profissional de educação física Édipo Casthelloge Ramos, de 30 anos, explica que o ideal é voltar à rotina de alimentação saudável normalmente, sem muitas restrições loucas.
“É fato que se houve um exagero e você não correr atrás, os quilinhos a mais na balança estarão garantidos. Mas, querer compensar tudo o que você comeu, treinando excessivamente também não é uma boa opção, pois isso pode gerar lesões que vão te afastar por mais tempo de uma vida saudável”, assinala.
Nessas horas o autocontrole vai ditar o ritmo e comer apenas o suficiente, sem exageros, é uma boa alternativa. Mas caso aconteça, Édipo da algumas dicas.
Dicas para o dia seguinte:
- Faça uma boa hidratação
- se alimente bem
- pratique uma atividade física com mais intensidade (corrida, bike, funcional, musculação…);
- volte para sua rotina normal de alimentação, de atividade física e siga em frente.






