Estado forma primeira turma do Programa de Residência Médica e Multiprofissional

O Estado já conta com 100 profissionais, de diversas áreas, formados nos Programas de Residências Médicas e Multiprofissionais da Secretaria da Saúde (Sesa). Os servidores são formandos das residências em Acupuntura, Medicina de Família e Comunidade, Cuidados Paliativos, Saúde Coletiva com ênfase em Vigilância em Saúde, Saúde Mental e Saúde da Família.

Continua após a publicidade

Os cursos foram ofertados pelo Governo do Estado por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação à Saúde (ICEPi).

  • Médicos
  • Enfermeiros
  • Cirurgiões-dentistas
  • Psicólogos
  • Fisioterapeutas
  • Farmacêuticos
  • Fonoaudiólogos
  • Nutricionistas
  • Biólogos
  • Médicos
  • Veterinários
  • Educadores
  • Físicos
  • Terapeutas ocupacionais,

Ao todo, atuaram durante dois anos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais da Rede Estadual, Centros Regionais de Especialidades (CREs), Centros de Atenção Psicossociais (Caps) e demais serviços de saúde.

Continua após a publicidade

O evento de formatura, realizado em Vitória, teve a participação do governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), que defendeu o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Durante a pandemia o SUS funcionou e salvou vidas. Estamos formando profissionais especialistas para fortalecer ainda mais o SUS. A Sesa tem um trabalho importante feito pelo ICEPi para entregar profissionais de altíssima qualidade, visando uma saúde de excelência. São profissionais que agora estão à disposição do Espírito Santo e de todo o Brasil”, declarou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a formatura dos residentes é uma grande conquista.

“Essa geração de especialistas foi formada na pandemia de Covid-19, uma época muito difícil. Hoje, são esperança para o futuro do Sistema Único de Saúde e celebramos neste evento 100 grandes vitórias”, enfatizou.

Representando os formandos, Luana Roberta Oliveira Costa leu uma carta aberta aos residentes com o relato das experiências vividas nesses dois anos.

“Desenvolvemos ações, coordenamos atividades, atendemos os pacientes, produzimos artigos, criamos vínculo, conversamos, nos posicionamos, fizemos grupos on-line e presencial. Fomos protagonistas de mudanças nos territórios”, discursou.

 

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
23ºC
Máxima
24ºC
Mínima
20ºC
HOJE
26/06 - Sex
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:10 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
2.73 km/h

Média
22ºC
Máxima
24ºC
Mínima
20ºC
AMANHÃ
27/06 - Sáb
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:11 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
5.21 km/h

Cansaço crônico, choque geracional e outros desafios da “Geração Sanduíche”

Fabrício Costa

Leia também