O Espírito Santo pode ter no fim de julho a onda de frio considerada mais forte do ano. É o que estima o Instituto Climatempo. A massa de ar polar irá atingir estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste e há a possibilidade de que em algumas localidades tenha neve. No Sudeste, a chance é muito pequena e restrita. Não se espera o fenômeno em território capixaba.
Neste fim de semana, no domingo (25), chega uma nova frente fria ao Estado, que pode trazer chuva. Depois da data, as temperaturas mais amenas devem permanecer até o início de agosto. A massa de ar de origem polar vem logo em seguida, na retaguarda. Pode gear em São Paulo, no sul de Minas Gerais, no Mato Grosso do Sul e em toda a região Sul.
Neste cenário, os capixabas podem ter nas horas mais quentes do dia, a umidade relativa do ar pode atingir índices críticos. Durante noites e manhãs, frio. Pela tarde, sobe o calor. Isso aumento a sensação de frio.
Previsão no fim de semana
O Incaper prevê o sábado de tempo instável em grande parte do Espírito Santo. O sol aparece entre nuvens e chove em alguns momentos do dia nas regiões Norte, Nordeste, Noroeste, Grande Vitória e parte da Serrana. As demais áreas têm predomínio de sol e não há expectativa de chuva.
Na Grande Vitória, as temperaturas variam entre 16 °C e 26 °C. A maior máxima fica no Sul, onde pode chegar a 28 °C. A menor mínima, na região Serrana: 8 °C.
No domingo, o tempo não muda. Segue instável, com predomínio do sol entre nuvens e a possibilidade de chuva em momentos do dia no Norte, Nordeste, Noroeste, Grande Vitória e parte da Serrana. Nas demais áreas do Estado faz sol. Há um alerta: a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% no período da tarde no extremo sudoeste do Estado.