Em áreas de altitudes mais elevadas do Espírito Santo, o Incaper alerta a possibilidade de haver sensação térmica abaixo do 0 °C e a formação de geadas a partir desta quinta-feira (29) até o domingo (1°). Isso em decorrência da baixa temperatura e da velocidade. As regiões mais impactadas pelo frio são Sul, Caparaó e Serrana, onde o risco é maior. Nas demais localidades, de acordo com o aviso meteorológico, é considerado moderado.
Ocorre a passagem de uma frente fria pelo litoral do Estado, que provoca um aumento de nuvens, com previsão de chuvisco e chuva fraca em todas as regiões. Os ventos devem soprar em intensidades moderada e forte. Há previsão para que ocorra a menor temperatura do ano em todas as regiões do Estado, com queda de até 10 °C em relação às máximas observadas na quarta-feira.
Na Grande Vitória, a mínima esperada é de 16 °C, enquanto que a máxima chega a 23 °C.
Até o fim da manhã desta quinta, o anemômetro da concessionária Rodosol, equipamento que mede a velocidade do vento, próximo à Terceira Ponte, marcou 58,77 km/h, como velocidade máxima do dia.
Mais frio na sexta
Na sexta-feira, a nebulosidade associada à passagem da frente fria se dissipa e há expectativa para a madrugada mais fria do ano em alguns pontos, por conta da forte queda das temperaturas no período noturno.
As temperaturas variam de 13 °C a 25 °C na Grande Vitória.
Histórico
A temperatura mais baixa registrada no Espírito Santo, desde quando se há marcação por estações meteorológicas, é de -1,0 °C, do dia 14 de julho de 1963, em Aracê, distrito de Domingos Martins, região Serrana.
Atenção à saúde
As condições de baixas temperaturas, vale ressaltar, são prejudiciais à saúde, podendo causar doenças respiratórias e hipotermia, e a formação de Geada é desfavorável para o desenvolvimento de culturas agrícolas.