O Dia da Árvore é comemorado no dia 21 de setembro Brasil. A data é celebrada em outras épocas pelo resto do mundo, mas aqui em terras Tupiniquins, a data foi escolhida pela proximidade com a primavera, que começa no próximo sábado (23).
Não existe um consenso de quando começou esta celebração, mas o fato é que a data está relacionada com a preservação da árvore para manutenção do meio ambiente, e da conscientização em relação à expansão indiscriminadamente das cidades. Para o aumento das áreas urbanas foi necessário a derrubada de muitas árvores.
Mas Vitória é uma cidade privilegiada e está entre as cidades mais arborizadas do Brasil. A capital capixaba hoje conta com mais de 34 mil árvores plantadas em seu território, espalhadas por ruas, becos, avenidas, canteiros e pela orla.
Os outros municípios estão em fase de registro das espécies. Mas podar, manejar, retirar, ou plantar árvores em qualquer cidade, somente com autorização das prefeituras.
Entre todos os benefícios em ter uma cidade arborizada, é que tudo parece que fica mais bonito. Só ver quando nossos Ipês estão floridos. Uma cena que rouba toda atenção. Os Ipês e o Pau Brasil são as árvores que representem bem nosso País.
Vitória lança maior plano de plantio de árvores
Em celebração ao dia da árvore, Vitória vai ganhar uma importante ação visando à recuperação de áreas degradadas e recuperação vegetal de suas matas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) promove o lançamento do Programa de Ampliação da Cobertura Florestal da Mata Atlântica, o maior plano de plantio de árvores de Vitória, com mais de 200 mil mudas de espécies nativas.
O programa prevê intervenções em 41 áreas do município, que somam 90,66 hectares (equivalente a 90 campos de futebol), por meio da introdução de mudas de espécies florestais nativas do bioma Mata Atlântica.
Primavera de muito calor
Institutos de meteorologia indicam que a primavera, que começa no próximo sábado (23), vai ser de muito calor, podendo inclusive superar recordes de altas temperaturas em diversas regiões do Brasil. Os avisos acendem vários sinais de alerta em relação à saúde do ser humano.
Mais um motivo para a manutenção das áreas verdes, principalmente nos grandes centros urbanos. Árvores dão sombras, ajudam a controlar a umidade e amenizam a temperatura. Preserve.