19 de janeiro de 2026
segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

A mão que segura a arma

A mão que segura a arma é a mesma que segura o filho no colo. É a mesma que ajeita o colete antes do serviço e faz o sinal da cruz antes de sair de casa. Por trás do semblante firme, há uma rotina feita de escolhas diárias entre o dever e a vida pessoal.

Continua após a publicidade

Essa mão também cumprimenta com respeito, acolhe vítimas, ampara quem perdeu tudo e escreve relatórios quando a cidade já dorme. Cada ação, cada decisão, carrega o peso da responsabilidade de quem precisa manter a calma enquanto o mundo desaba ao redor.

A arma, por si só, não define o policial — ela simboliza a responsabilidade que ele assume ao vestir a farda. Mais do que poder, representa o dever de agir quando todos se afastam, de proteger mesmo sem saber o que o espera à frente.

Continua após a publicidade

Há dias em que o policial espera apenas chegar em casa para jantar com a família. Mas o chamado do rádio não tem hora marcada. Em ocorrências contínuas, ele permanece em serviço muito além do previsto, sem receber hora extra. Hoje o policial conduz o suspeito até a delegacia e lá espera uma videoconferência para passar detalhes da ocorrência para o Delegado de plantão. E isso demora, a burocracia por trás a ocorrência policial as vezes leva horas. Porém, faz parte da rotina.

Chega em casa cansado, exausto, mas com o sorriso de quem cumpriu a missão e garantiu que outros pudessem descansar em paz.

Por trás da arma, há um ser humano. E por trás da farda, há alguém que, mesmo cansado, ainda acredita que vale a pena servir e proteger.

Continua após a publicidade
Gabriela Pacheco Brandão
A Cabo Gabriela Pacheco Brandão é Bacharel em Direito, com pós-graduações em Ciências Criminais e Direito Aplicado. Possui prática forense reconhecida pelo TJES .Na PMES desde 2014, integrou o GAO e atua na Força Tática desde 2017. É formada em cursos como APH Brasil e CPAAR, com sólida experiência operacional e jurídica.
Bastidores da Farda
Bastidores da Farda
Bastidores da Farda é uma coluna especial que abre espaço para que militares compartilhem suas vivências dentro e fora do serviço. Aqui, o leitor encontra relatos, reflexões e bastidores do cotidiano de quem vive o dever de proteger, mas também carrega medos, sonhos e desafios. A proposta é humanizar a farda, aproximando a sociedade da realidade policial e dando voz a quem, todos os dias, está na linha de frente da segurança pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
23ºC
Máxima
27ºC
Mínima
23ºC
HOJE
19/01 - Seg
Amanhecer
05:16 am
Anoitecer
06:27 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
3.09 km/h

Média
25.5ºC
Máxima
28ºC
Mínima
23ºC
AMANHÃ
20/01 - Ter
Amanhecer
05:16 am
Anoitecer
06:26 pm
Chuva
12.22mm
Velocidade do Vento
6.81 km/h

IA e criatividade musical

Ulisses Mantovani

Leia também