Um caminhão carregado de cigarro contrabandeado foi apreendido no km 426 da BR 101, em Atilio Vivacqua, no Sul do Espírito Santo, na noite desta sexta (17). O condutor do veículo conseguiu fugir, durante a abordagem.
A Polícia Rodoviária Federal realizava fiscalização de rotina, quando deu a ordem de parada a um caminhão. O encostou o veículo, abriu a porta e fugiu correndo em direção à vegetação.
Dentro do compartimento de carga do veículo, os policiais encontraram um colchão, uma máquina de lavar e um fogão, simulando estar transportando uma mudança.
Na parte frontal do baú foram encontradas caixas contendo pacotes de cigarro, marca GIFT, de origem paraguaia. Foram contabilizados no interior do caminhão 1 milhão de unidades de cigarros.
Além do impacto econômico, os cigarros contrabandeados não obedecem às normas e critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não havendo, portanto, nenhum controle da sua composição. O cigarro ilegal chega a conter ácaros, fungos e até pelos de ratos, além de alta concentração de metais pesados.
O caminhão e a mercadoria foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal de Cachoeiro de Itapemirim/ES, para a tomada dos demais procedimentos legais.







