6 de fevereiro de 2026
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Agência de viagens do ES é investigada por suspeita de aplicar golpes em clientes

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) enviou à Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) cópia do procedimento administrativo instaurado contra a agência de viagens Tucano Travel Turismo. A empresa é suspeita de aplicar golpes de viagens e causar prejuízos financeiros aos consumidores.

Continua após a publicidade

Segundo consta do procedimento, pacotes turísticos para destinos nacionais e internacionais eram ofertados e comercializados por preços muito abaixo daqueles praticados no mercado. Com base em elementos colhidos no procedimento, o Procon-ES determinou a suspensão do fornecimento dos serviços pela empresa. A notificação foi publicada no Diário Oficial do Estado de terça-feira (04).

Durante a averiguação do Procon-ES, foi verificado que a agência não tem cadastro no Ministério do Turismo e licença obrigatória para a prestação de serviços de turismo. Também foram juntados aos autos reclamações, depoimentos, documentos e cópias de conversas de consumidores com o proprietário da empresa.

Continua após a publicidade

Além disso, integrou o processo de averiguação preliminar o ofício recebido do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e uma manifestação da Ouvidoria-Geral do Estado, relatando a inexecução de serviços contratados e não cumpridos pela agência de turismo. A diretora-presidente do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, informou que a empresa tem lesado muitos consumidores e que os indicativos extraídos recomendam o encaminhamento do expediente à Delegacia de Polícia para investigação.

“A equipe de fiscalização não encontrou a agência no endereço físico, divulgado nas redes sociais e no cadastro da Receita Federal. Devido à gravidade da situação, de modo a evitar que mais consumidores sejam vítimas, enviamos os autos à Polícia Civil para investigação e sugerimos que, durante a averiguação policial, os consumidores não comprem pacotes de viagens com essa empresa”, ressaltou Letícia Nogueira.

A diretora-presidente contou ainda que o Procon-ES recebeu depoimentos de consumidores que tiveram as suas viagens canceladas poucos dias antes da data marcada para embarque e que tentaram estabelecer contato com a agência para o recebimento do dinheiro de volta pelo serviço contratado e não prestado, sem qualquer retorno do fornecedor.

“Consumidores compraram pacotes de viagens a Cancún, no México, por pouco mais de R$400 reais, incluindo passagem aérea, hospedagem, serviço de guia e cobertura fotográfica. Outros comprovaram a aquisição de pacote de viagens para regiões turísticas do País por pouco mais de R$100 reais. Fica aqui o nosso alerta para que, durante a contratação de serviços, os consumidores suspeitem de preços muito convidativos e abaixo do mercado e que pesquisem bem a idoneidade da empresa que pretende contratar”, acrescentou Letícia Nogueira.

Ela declarou também que o Procon-ES vai notificar o Instagram e o Facebook para que suspendam o perfil da empresa, com o objetivo de impedir que mais consumidores sejam lesados.

Segundo a notificação, a agência Tucano Travel tem o prazo de 20 dias corridos para apresentar defesa escrita e as provas que pretende produzir. Fica advertido que o não cumprimento das determinações do Procon-ES constitui crime de desobediência, na forma do artigo 330 do Código Penal, além de outras medidas administrativas.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

Vitória, ES
Temp. Agora
29ºC
Máxima
29ºC
Mínima
24ºC
HOJE
06/02 - Sex
Amanhecer
05:27 am
Anoitecer
06:22 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
6.17 km/h

Média
26.5ºC
Máxima
30ºC
Mínima
23ºC
AMANHÃ
07/02 - Sáb
Amanhecer
05:28 am
Anoitecer
06:22 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
8.61 km/h

Abertura do Carnaval Capixaba 2026 terá um Espetáculo

Tony Silvaneto

Leia também