A jiboia é uma excelente opção para uma decoração natural em casa. A planta é uma espécie de trepadeira e se adapta facilmente em ambientes internos, sejam eles grandes ou pequenos.
Por ser uma planta vertical, a jiboia não precisa de muito espaço nem de um vaso muito grande, e fica linda com seus ramos pendentes enfeitando prateleiras e varandas. A seguir você vai ver como é fácil fazer muda de jiboia.
Como fazer mudas de jiboia
As mudas são feitas pelo método da propagação. Por isso, é preciso saber reconhecer os nós dos ramos, que são por onde as folhas brotam.
Para ter uma muda forte e vistosa, é preciso saber escolher a parte certa da planta, que é a ponta do ramo. Nessa ponta existe uma folha, e não há continuidade do ramo. Esse ponto é considerado o primeiro nó.
A partir dele, é preciso contar mais dois nós em direção ao recipiente que contém a planta. Para fazer a muda, é necessário fazer um corte na diagonal bem no meio entre o terceiro e o quarto nó. Importante usar uma tesoura bem afiada para não esmagar a planta onde o corte será feito.
Este ramo extraído deve ser colocado na água para se desenvolver, formando de fato a muda de jiboia. Procure não deixar a última folha em contato com o líquido.
A planta pode seguir sendo cultivada na água. Neste caso é só ter o cuidado de trocá-la a cada três dias, pelo menos, para evitar a presença de larvas de mosquitos. Observe se as raízes não estão muito grandes para o recipiente, sendo necessário trocar por um maior.
Para a jiboia ser cultivana na terra é fundamental que o substrato seja rico em matéria orgânica e bem úmido, mas com boa drenagem. Para conseguir isso, faça uma mistura de terra vegetal e areia lavada de construção e finque o ramo nesse substrato.
Para plantar muda de jiboia no vaso, é só aguardar em torno de três a quatro meses para que a muda fique com aproximadamente 30 centímetros de altura para transplantá-la para o recipiente.
Curiosidades sobre a jiboia
A jiboia é originária da Indonésia, nas Ilhas de Salomão, mas se adaptou tão bem ao clima brasileiro e ganhou o coração dos moradores de comunidades ribeirinhas do Amazonas.
Eles usam a planta dentro de casa para proteção da família contra as más vibrações, por isso, é tida como uma planta que atrai boa sorte, sendo até sagrada para algumas pessoas. Outras curiosidades sobre a jiboia:
- Seus ramos podem facilmente alcançar 1,20 metros de comprimento
- E que suas folhas mudam de cor e tamanho conforme vão ficando maduras?
- A jiboia demora em torno de 10 anos para alcançar seu tamanho total
- Suas folhas são em formato de coração.
- Apesar de belíssima, a jiboia é uma planta tóxica. Por isso, com animais e crianças pequenas por perto é preciso ter muita atenção.







