quarta-feira, 30 de outubro de 2024

8 de janeiro: ONU pede às autoridades brasileiras punição a todos os envolvidos

Desde envolvidos diretamente nos ataques, até quem financiou e planejou, o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos pediu às autoridades brasileiras que descubram e punam todos os envolvidos na tentativa do golpe de 8 de janeiro de 2023.

Ao completar um ano dos ataques e vandalizações aos prédios dos Três Poderes, em Brasília, na última segunda-feira (08), o porta-voz da entidade, Liz Throssell, divulgou em mensagem o pedido. No texto, ela afirma que a sociedade brasileira precisa “saber toda a verdade” sobre o ocorrido.

“Os ataques do ano passado, resultado de desinformação sobre as eleições democráticas e incitamento à violência por lideres políticos, sociais e econômicos, foram uma ameaça extremamente séria à democracia. As pessoas no Brasil precisam saber toda a verdade e não deve haver impunidade, nem para os que praticaram os ataques, nem para quem ordenou, financiou ou os facilitou”, pontuou

“Apelamos às autoridades para conduzirem investigações imparciais, eficazes e transparentes em tempo hábil para levar os responsáveis a responderem, em conformidade com os padrões dos Direitos Humanos Internacionais”, acrescentou.

Também na última segunda-feira (08), em seu discurso no evento Democracia Inabalada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu uma punição exemplar a todos que tiveram qualquer participação nos atos antidemocráticos. Lula ainda afirmou que o perdão “soaria como impunidade.”

*Com informações da Agência Brasil

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe

Recentes

Leia Também

Serra define plano de segurança para o segundo turno das eleições

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp)...

Eleições municipais terão reforço na segurança no Espírito Santo

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp)...

STF decide: recusar o bafômetro não livra motoristas da Lei Seca

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a recusa...