O Espírito Santo conquistou o terceiro lugar por equipes no Campeonato Brasileiro de Judô, realizado neste fim de semana na Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas. A equipe capixaba venceu a delegação do Paraná e levou a medalha de bronze para casa.
Os judocas Wenna de Almeida Rodrigues, Heitor Bernabé, Victor Gabriel Araujo, Harthur O. Lima, Isaac Silva, Israel Fagundes, acompanhados pelos staffs Felix Gomes Martins e Rodrigo de Oliveira Marmore, viajaram com apoio do programa Voe Atleta. Juliana Oliveira e Marcello Medeiros, beneficiários do programa Bolsa Atleta, também participaram da competição. Ambos os programas são desenvolvidos pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport).
Nas primeiras disputas, os capixabas enfrentaram judocas da Paraíba e Sergipe, obtendo vitórias. Na semifinal, porém, foram superados pelos atletas de São Paulo.
A disputa pelo bronze foi acirrada contra o Paraná, estendendo-se até o sorteio para a luta de desempate. Mesmo em desvantagem no placar (3×2), os capixabas conseguiram o empate com o waza-ari e ippon de Heitor Bernabé (+90kg).
No sorteio, Juliana Oliveira (70kg) voltou ao tatame e venceu Daniela Yokoyama por ippon, garantindo a medalha de bronze para a equipe.
O estado de São Paulo ficou com o primeiro lugar, seguido do Rio Grande do Sul em segundo. Ao todo, cerca de 350 atletas participaram da competição.