2 de fevereiro de 2026
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

População sofre cada vez mais com distúrbios do sono, segundo especialista

De acordo com estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mais de 70% dos brasileiros enfrentam dificuldades para dormir. Uma pesquisa publicada em 2022 na revista “Sleep Science” revelou que essas dificuldades incluem iniciar ou manter o sono, bem como despertares precoces. Os resultados mostraram que 70% dos participantes apresentavam problemas de sono três ou mais vezes por semana.

Continua após a publicidade

Após a pandemia, houve um aumento significativo no uso de medicamentos para dormir no país, sendo o Zolpidem um dos mais populares. No entanto, a automedicação com este medicamento pode levar à dependência. Já foi demonstrado que condições como insônia, apneia do sono, ronco e despertares precoces frequentes podem contribuir para o desenvolvimento de ansiedade e depressão, tanto que a Anvisa irá aumentar o controle para a compra deste medicamento a partir de agosto.

Para a Especialista em Medicina do Sono, Dra. Jessica Polese, o sono está intimamente ligado à preservação da saúde mental. “Uma boa noite de sono, com qualidade e duração adequadas, preserva a saúde mental do ser humano”, afirma a médica.

Continua após a publicidade

“Além disso, os distúrbios do sono podem aumentar a vulnerabilidade a infecções virais, desequilíbrios inflamatórios oxidativos/antioxidantes, e doenças metabólicas e cardiovasculares crônicas, como diabetes e obesidade”, explica a médica.

Ela destaca que, durante o sono, o cérebro fortalece emoções positivas e enfraquece as negativas, e que os problemas psiquiátricos e do sono afetam diretamente o bem-estar e a produtividade, resultando em prejuízos individuais e coletivos significativos.

Para combater esses problemas e promover uma boa saúde mental, é crucial manter uma higiene do sono adequada. Isso inclui seguir uma rotina regular para dormir, evitar o uso de telas (computador, televisão, celular, tablet) próximo ao horário de dormir, tentar relaxar, ler um livro, tomar um chá e se desligar para iniciar o sono. “Prestar atenção ao seu dia a dia, seguir uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos também são ações que se refletem em uma boa noite de sono”, destaca a especialista.

Outro ponto que Jessica alerta é a necessidade de conscientizar a população sobre a importância de buscar atendimento profissional para mitigar o sofrimento e o adoecimento relacionados aos distúrbios do sono.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Temp. Agora
28ºC
Máxima
32ºC
Mínima
21ºC
HOJE
02/02 - Seg
Amanhecer
05:25 am
Anoitecer
06:24 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.63 km/h

Média
25ºC
Máxima
26ºC
Mínima
24ºC
AMANHÃ
03/02 - Ter
Amanhecer
05:26 am
Anoitecer
06:23 pm
Chuva
42.22mm
Velocidade do Vento
5.23 km/h

De deuses a sarcasmo: por que Percy Jackson continua sendo meu...

Ana Morelli Nunes

Leia também