A Serra, o município mais populoso do Estado, também se destaca como uma potência turística. Com belas praias, monumentos históricos, o congo e suas tradições, além de uma zona rural repleta de atrativos, a cidade com mais de 520 mil habitantes foi incluída no Mapa do Turismo elaborado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur).
O Mapa do Turismo é uma ferramenta que evidencia a existência de uma estruturação para participação em políticas públicas nas áreas de promoção, infraestrutura e qualificação do turismo.
A Serra faz parte do Mapa do Turismo desde 2022, após a atual gestão cumprir uma série de requisitos relacionados ao ordenamento da atividade turística, demonstrando entendimento técnico do setor. Este mapa é um mecanismo instituído pelo Ministério do Turismo para obter um panorama da atividade turística no Brasil.
Por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), o município atualizou as documentações e atendeu às exigências necessárias para ser incluído no mapa, o que ocorreu nesta quarta-feira (5).
Para a inclusão da Serra no Mapa do Turismo, a Setur apresentou o Plano de Ação Anual do Conselho Municipal de Turismo e o Plano de Ação Anual ou Bianual da Instância de Governança Regional de Turismo.