O Brasil já garantiu medalhas nas duplas mistas do Pan-Americano de Tênis de Mesa, que está sendo realizado em El Salvador. A final, marcada para esta quarta-feira (16), às 22h30 (horário de Brasília), contará apenas com representantes brasileiros. De um lado da mesa, a dupla Hugo Calderano e Bruna Takahashi, e do outro, Giulia Takahashi e Guilherme Teodoro.
Os finalistas avançaram após um desempenho robusto nas semifinais na noite de terça-feira (15). Calderano e Bruna, fazendo sua estreia como parceiros, dominaram os norte-americanos Jishan Liang e Amy Wang, vencendo em apenas 17 minutos com parciais de 3 a 0 (11/7, 11/6 e 11/3). Guilherme e Giulia também garantiram sua vaga na decisão ao vencerem os chilenos Nicolas Burgos e Paulina Veja por 3 sets a 2, em uma partida equilibrada que terminou com os seguintes placares: 11/7, 11/4, 7/11, 9/11 e 11/8.
O Pan-Americano de Tênis de Mesa, principal competição continental da temporada 2024, possui transmissão ao vivo pelo canal da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) no YouTube, e acontece até domingo (20).
Além da aguardada final de duplas mistas, os brasileiros também competirão em outras categorias. Às 19h30, Guilherme Teodoro e Vitor Ishiy disputarão as semifinais de duplas masculinas contra os argentinos Horácio Cifuentes e Santiago Lorenzo. Em seguida, às 20h10, será a vez de Giulia Takahashi e Laura Watanabe, cabeças de chave número 1, enfrentarem as mexicanas Cilo Barcenas e Arantxa Cossio Aceves, que são cabeças de chave número 3.
Nas competições individuais, Guilherme Teodoro, Hugo Calderano, Leonardo Iizuka e Vitor Ishiy representam a equipe masculina. No setor feminino, as irmãs Bruna e Giorgia Takahashi, junto com Laura Watanabe, avançaram às quartas de final, que estão em andamento nesta tarde.
O desempenho das duplas e a expectativa pelo ouro são reflexos do crescimento do Tênis de Mesa brasileiro no cenário internacional. Com talentos promissores e um forte apoio da torcida, o Brasil se destaca neste importante torneio.