terça-feira, 26 de novembro de 2024

MEC disponibilizará 1,25 milhão de vagas em cursos de educação inclusiva

O Ministério da Educação (MEC) divulgou que irá disponibilizar 1,25 milhão de vagas para um curso de educação especial com foco na formação inclusiva de professores. A iniciativa visa aprimorar a atuação de educadores no ensino básico, facilitando o acesso à formação necessária para atender alunos com necessidades educacionais especiais.

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Os docentes interessados podem se inscrever a partir de segunda-feira (21) para as primeiras 250 mil vagas disponíveis. As inscrições serão realizadas diretamente nos sites de 50 instituições de ensino superior participantes. A lista das instituições será liberada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao MEC.

Este curso online é destinado a educadores que atuam na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio, buscando aprimorar as práticas pedagógicas em suas salas de aula. Os participantes serão capacitados para desenvolver estratégias educacionais que melhorem a inclusão de alunos com deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades.

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De acordo com o Censo Escolar 2023, cerca de 1,5 milhão de alunos com necessidades especiais estão matriculados em classes regulares da educação básica pública. Isso reforça a importância de um curso que prepara os educadores para lidar com essa realidade.

O início das aulas está programado para março de 2025 e a formação terá um total de 120 horas. O curso será oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em colaboração com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG). As aulas acontecerão na modalidade à distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes.

O conteúdo do curso é dividido em quatro módulos principais:

1. Direitos humanos, diversidade e educação inclusiva;
2. Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva;
3. Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas;
4. Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.

Cada módulo incluirá leitura de material didático, atividades interativas guiadas por tutores, estudos de caso e reflexões sobre práticas aplicadas. As avaliações dos participantes serão baseadas na criação de textos, recursos e projetos.

Em celebração ao Dia dos Professores, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou sua intenção de implementar um conjunto de ações para valorizar a carreira docente. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá divulgar novas iniciativas ainda em outubro, focadas na formação e reconhecimento dos profissionais de educação no Brasil.

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