Com a alta dos casos de dengue e chikungunya no estado, muitas são as queixas quanto aos sintomas e sequelas que as doenças ocasionam. De acordo com a cirurgiã-dentista e Periodontista, Dra Marlei Bonella, é preciso ficar atento aos sintomas como edema labial, vermelhidão, sangramento da gengiva, mucosite e aftas. “As lesões orais sempre incomodam bastante, por conta de ardência, dor, dificuldade na ingestão de água e durante a mastigação.
A dengue pode causar distúrbios na coagulação sanguínea, levando a quadros de sangramentos nas gengivas que podem ou não estar relacionados a placa bacteriana. Por isso, busque uma avaliação detalhada com o Periodontista.
O aparecimento de aftas tem acontecido por conta da baixa imunidade. “É comum quando a imunidade cai e quando o paciente está tomando algumas medicações, surgirem aftas, irritações na boca”, diz Marlei
“A inflamação gengival pode progredir para uma doença periodontal – que é uma inflamação mais severa com acúmulo de secreção purulenta que leva a perda óssea e posteriormente, perda dental. Assim, todo cuidado é recomendado, até porque é pela boca que serão digeridos os alimentos que levarão nutrientes para a recuperação do paciente”, pontua Marlei.