A imagem em destaque feita por Alerrandro Onofre mostra os artistas Yasmin Cerqueira, Valentin Faria e Guilherme Brasil da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Eles já tiveram sua exposição “METRO QUADRADO” exposta na DADA Galeria na UFES e no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) da Serra. Atualmente, a exposição será exibida na Associação GOLD no centro de Vitória a partir do dia 15 de abril. A exposição é aberta e gratuita.
A exposição METRO QUADRADO teve sua exibição inicial na DADA galeria, localizada na UFES, e posteriormente no IFES da Serra. O próximo destino seria o IFES de Vitória, porém, por conta da greve, ainda não há datas. Um recorte da exposição estará na Associação GOLD para que o público possa apreciar por enquanto.
A Associação GOLD, no mês de fevereiro, promoveu um ateliê artístico junto aos artistas. Espaço em que foi promovida a criação em desenho e pintura, sem necessidade de experiência, em que os artistas ofereceram ajuda durante o processo.
Outros eventos artísticos
Não somente, na Galeria de arte espaço universitário-GAEU está acontecendo o projeto “Inquietações Conjuntas”. Nesse projeto, esses três artistas, juntamente com outros nove, exploram o acervo da GAEU e promovem um interessante bate-papo no momento. Vale ressaltar que esse é o segundo maior acervo de obras em uma Universidade Federal do Brasil.
Os doze artistas visuais investigam experiências sensíveis através do anseio da prática de ateliê, das relações institucionais e das técnicas relacionadas à galeria-acervo. A equipe de artistas é pioneira em um movimento de ocupação da Galeria de Arte Espaço Universitário.
Sobre a exposição:
METRO QUADRADO é um oasis para três jovens artistas negros em Vila Velha, Espírito Santo, Brasil. Abrir esse espaço carrega momentos de individualidade e intimidade, revelando ancestralidade latente por meio de obras individuais e coletivas.
A exposição METRO QUADRADO é um aquilombamento artístico, uma experiência experimental de 24 horas, onde cada artista deixa seus traços únicos evidentes, marcando registros ancestrais na contemporaneidade.
Sobre o projeto:
Durante o período do projeto, os artistas irão emergir em conhecimentos técnicos sobre acervos e armazenamento de obras, criaremos diálogos curatoriais, realizaremos trocas conjuntas e práticas de ateliê, estabelecendo assim, novos trajetos, relacionamentos com a Arte Contemporânea e eventualmente, a construção de novas dinâmicas entre a galeria, o acervo e o fazer artístico. O projeto funcionará apesar da greve nas Universidades Federais.
Serviço:
- Exposição Metro Quadrado:
Dia: 15 de abril
Local: Associação GOLD – AV. Presidente Florentino Avidos, 502, sala 202. Centro de Vitória-ES.
Horário: a partir das 14h
A população pode acompanhar o cronograma no Instagram: associacaogold
- Inquietações Conjuntas:
Exposição: Vernissagem e roda de conversa com os artistas
Horário de abertura: 15h
Funcionamento: do dia 15/04 até 19/04 das 13h às 18h30min
Projeto residência: toda quinta e sexta 15h
A população pode acompanhar o cronograma no Instagram: gaeu.ufes