Com a proximidade da chegada do Verão e a onda de calor que tem atingido o Brasil é importantes adotar alguns cuidados para evitar a desidratação.
Continua após a publicidade
A falta de hidratação pode levar a sintomas como tonturas, desmaios, cansaço, palpitações, mal-estar e, em situações de extremos, até a morte.
A recomendação é que, diante deste cenário de altas temperaturas, a população, em especial idosos e crianças, façam a ingestão de líquidos e que verifiquem a cor da urina, que deve estar clara. Além disso, deve-se evitar uma exposição prolongada ao Sol.
Como evitar desidratação:
- Ingestão de líquidos com frequência. Fazer uso de água ou sucos naturais sem açúcar, chá, sucos, sopas frias, iogurtes, águas saborizadas;
- Facilite a transpiração fazendo uso de roupas folgadas, de tecidos leves e claros, usando chapéus ou bonés;
- Evitar exposição ao Sol entre 10h e 16h;
- Lavar as narinas e os olhos com soro fisiológico várias vezes ao dia;
- Arejar a casa durante o dia: entre 10h e 16h é o período de maior concentração de calor. O uso de umidificadores pode ser útil nesse período, mas cuidado! A umidificação excessiva do ambiente pode facilitar o mofo e a proliferação de ácaros e piorar os quadros respiratórios, principalmente para quem é alérgico. O uso desses umidificadores não deve ultrapassar 2h;
- O uso do ar-condicionado pode ser uma alternativa, mas atenção: a manutenção dos filtros deve estar em dia.
Leia também:
Comer demais pode “explodir” o estômago? Ciência diz que sim
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade