O edital de abertura de inscrições para o novo concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi publicado nesta segunda-feira (24). O certame visa o preenchimento de 148 vagas temporárias para o cargo de agente censitário de pesquisa e mapeamento.
Para participar, é necessário possuir apenas ensino médio completo, com remuneração inicial de R$ 3.100 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. As inscrições serão recebidas a partir de hoje (24), e permanecerão abertas até o dia 13 de agosto.
Além da remuneração, os candidatos aprovados contarão com diversos benefícios, tais como auxílio-alimentação, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias e 13º salário. O contrato com o IBGE terá duração de um ano, com possibilidade de prorrogação por períodos de 30 dias, sendo que o último contrato poderá ter prazo inferior.
Inscrição
Para se inscrever, os interessados deverão acessar a página eletrônica da banca organizadora do concurso, o Instituto Selecon. As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, e o acesso estará disponível a partir das 10 horas do primeiro dia e encerrará às 23h50 do último dia.
O cargo de agente censitário de pesquisa e mapeamento tem atribuições essenciais para a realização do censo demográfico, incluindo a correção e atualização de informações coletadas em campo, além do tratamento e incorporação de novos dados urbanos, transformando-os em novas faces de quadra.
Os selecionados também trabalharão no mapeamento completo das áreas rurais do país, utilizando imagens de satélite para complementar a base de dados dos trajetos percorridos pelos recenseadores.
A seleção é uma oportunidade para profissionais com ensino médio que desejam ingressar no IBGE e contribuir para a importante tarefa de coleta e organização de dados estatísticos essenciais para o desenvolvimento do país.