Os candidatos que se inscreveram na segunda edição 2023 do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) já podem conferir, no portal Portal Acesso Único do MEC, se foram aprovados. O resultado é exibido individualmente por meio do login Gov.br.
Os estudantes que foram contemplados com o financiamento devem, entre esta quarta (12) e sexta-feira (14), complementar as informações no mesmo site. A etapa é obrigatória.
Em seguida, o candidato precisa comparecer em até cinco dias úteis na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da universidade onde foi aprovado para validar suas informações e finalizar o processo de financiamento. A última etapa do processo é feita no banco responsável pelo financiamento.
Lista de espera do Fies
Todos os candidatos não aprovados na chamada única do Fies serão, automaticamente, inscritos na lista de espera, entre os dias 18 de julho e 29 de agosto. Os convocados na lista de espera terão três dias úteis para complementar a inscrição de contratação de financiamento.
O que é o Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como Fies, foi criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Trata-se de uma ação do Ministério da Educação que financia cursos superiores particulares com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Podem participar do processo seletivo deste ano candidatos que prestaram o Enem a partir da edição de 2010, tiveram a média das notas nas provas igual ou superior a 450, além de não terem zerado a redação.
Cronograma Fies 2023 – 2º edição
- Inscrições: 4 a 7 de julho
- Resultado: 11 de julho
- Complementação da inscrição: entre 12 e 14 de julho
- Lista de espera: 18 de julho a 29 de agosto