8 de fevereiro de 2026
domingo, 8 de fevereiro de 2026

Ingredientes versáteis para variar o lanche

Na cozinha do dia a dia, ter alimentos versáteis ajuda a variar o cardápio sem precisar estocar muitos ingredientes.

Continua após a publicidade

Um único legume, por exemplo, pode ser preparado de várias formas: assado, cozido no vapor, refogado ou até consumido cru. Já as proteínas animais aceitam diferentes marinadas, que mudam completamente seu sabor.

A chef Mari Sciotti, do Quincho, e a professora Marina Hernandez, da Escola Wilma Kövesi, listam abaixo itens multifuncionais para ter sempre na geladeira e na despensa. Elas também dão ideias de como aproveitar bem cada um.

Continua após a publicidade

Abobrinha

Fácil de encontrar em supermercados e feiras, este vegetal tem boa durabilidade. Sciotti sugere usá-la crua e fatiada bem fina em saladas. Mas ela também fica ótima refogada, sozinha ou com carnes, e assada até ficar com uma textura firme.

Brócolis

A chef do Quincho prefere cozinhá-lo logo depois de comprar. Ela prepara o brócolis na água ou no vapor, parando o cozimento quando ainda está *al dente*, e então guarda na geladeira. Depois, é só finalizar no forno com alho, acrescentar a uma massa ou usar numa salada fria.

Carne moída

Hernandez recomenda moer cortes como alcatra, patinho e coxão mole. Depois de moída, a carne pode ser refogada com legumes ou lentilhas, misturada com trigo para quibe ou temperada e moldada em espetinhos para *kofta*. Também dá para adicionar aveia e fazer hambúrgueres ou almôndegas. A dica vale também para carne moída de frango ou porco.

Cebola

Além de ser a base de qualquer refogado, a cebola pode virar um acompanhamento por si só. Mari Sciotti ensina a assá-la no forno, cortada em quatro e regada com azeite e orégano. Outras opções são fritá-la até ficar crocante ou caramelizá-la, o que cria um ótimo complemento para carnes e massas.

Cenoura

Este é um dos vegetais mais práticos para se ter em casa. Crua, pode ser usada em saladas, seja ralada, em palitinhos ou em rodelas finas. Também pode ser assada até ficar *al dente* para acompanhar pratos, ou cozida e amassada para fazer um purê. É ainda um coringa em sopas e misturas de legumes refogados.

Iogurte

Segundo Hernandez, além do café da manhã, o iogurte natural ou a coalhada podem entrar no almoço e no jantar. Uma colher pode acentuar o sabor de um legume cozido, por exemplo. O ingrediente também serve como base para marinar carnes. Misturado com ervas, vira um molho cremoso, sendo uma alternativa mais leve ao creme de leite.

Massas

O macarrão é um clássico na alimentação de muita gente. As variedades curtas, como penne, rigatoni e fusilli, são ótimas para saladas frias e para pratos orientais feitos na wok, com legumes e molho de soja. Já as massas longas, como o espaguete, viram uma refeição rápida quando acompanhadas de um molho simples de tomate pelado.

Ovo

Hernandez lembra que não devemos ficar só no ovo mexido. Ele é um ingrediente valioso para várias receitas. Além de frito e em omeletes, pode ser a base de fritadas de legumes, misturando vegetais picados com os ovos batidos. É também uma ótima maneira de reaproveitar sobras: um pouco de arroz e legumes que restaram viram um prato completo quando misturados com um ovo.

Peito de frango

Esta é uma das carnes mais versáteis. Pode ser refogada em cubos, salteada com legumes ou usada num estrogonofe. Cozido e desfiado, é perfeito para rechear tortas. Em filés, serve para sanduíches ou para completar um prato feito. Com molho de iogurte ou leite de coco e curry, ganha um toque diferente. Também é uma excelente base para caldos e sopas.

Continua após a publicidade

Vitória, ES
Temp. Agora
29ºC
Máxima
33ºC
Mínima
24ºC
HOJE
08/02 - Dom
Amanhecer
05:28 am
Anoitecer
06:21 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
6.17 km/h

Média
26.5ºC
Máxima
30ºC
Mínima
23ºC
AMANHÃ
09/02 - Seg
Amanhecer
05:29 am
Anoitecer
06:21 pm
Chuva
4.01mm
Velocidade do Vento
7.25 km/h

Bairros que funcionam: por que misturar moradia, comércio e serviços é...

Marcos Paulo Bastos

Leia também