O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Wellington César Lima e Silva para o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública, substituindo o anterior titular, Ricardo Lewandowski. A indicação foi feita durante uma reunião no Palácio do Planalto nesta terça-feira, 13 de janeiro, com a presença do ministro interino Manoel Carlos de Almeida Neto.
A nomeação de Wellington será oficializada em uma edição extraordinária do Diário Oficial da União publicada nesta data.
Wellington César Lima e Silva, que atualmente exerce a função de advogado-geral da Petrobras, ocupou anteriormente o cargo de secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Presidência da República no atual governo. Sua trajetória profissional inclui passagens pelo Ministério da Justiça no governo Dilma Rousseff, pela Procuradoria-Geral de Justiça do Estado da Bahia e pela Procuradoria-Geral de Justiça Adjunta para Assuntos Jurídicos.
Ele é mestre em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e cumpriu os créditos do doutorado na mesma área pela Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, na Espanha. Além disso, atuou como professor de Direito Penal em programas de graduação e pós-graduação.







