Projeto de danças urbanas ocupa ruas da Grande Vitória com flash mobs sobre corpos dissidentes
A cena urbana capixaba ganha movimento entre onze e vinte e um de dezembro com o espetáculo [Por mais que você não veja haverá sinais], criação da YuP Produções em parceria com a Casa Urbana. A proposta toma forma de flash mob e circula por diferentes espaços da Grande Vitória, abordando a marginalização de corpos dissidentes a partir da experiência de um elenco formado por pessoas negras, LGBTQIAPN+ e com deficiência. A ocupação acontece em quatro ambientes simbólicos da vida social: a rua, a universidade, a praça e a escola.
O projeto é realizado pelo Edital de Projetos de Dança da Secretaria da Cultura, com recursos do Funcultura, reforçando o investimento público em obras que estimulam diversidade, experimentação e presença artística em espaços não convencionais. Os flash mobs são precedidos por ensaios abertos, revelando ao público o processo de criação e o caráter imediato dessa linguagem que, desde o início dos anos dois mil, transformou a intervenção urbana em ferramenta poética e política.
Os ensaios começam no dia onze no Restaurante Universitário da Ufes e no Parque Moscoso. A programação segue pela Praça das Artes, na Serra, em diálogo com o festival de graffiti Origraffes, e se estende à Praia de Camburi e ao Parque da Prainha, em Vila Velha, dentro da programação do evento Vila Natalina. As apresentações ocupam os mesmos locais entre os dias dezoito e vinte e um de dezembro.
A direção coreográfica é assinada por Yuriê Perazzini, que pesquisa flash mobs desde dois mil e dez e, pela primeira vez, reúne intérpretes com deficiência dentro dessa linguagem. A artista trabalha a partir do método [Dance Fusion: Como descolonizar um corpo? Método Moquear], baseado em danças afrodiaspóricas, danças urbanas, street dance e manifestações afro capixabas. A curadoria do elenco PCD é realizada pela professora Bianka Gomes.
A trilha sonora, composta por Gessé Paixão com participação de Fepaschoal, mistura agogô, berimbau, sintetizadores e fragmentos de músicas já existentes, criando uma paisagem sonora que dialoga com a afrodiasporidade e com a resistência de corpos periféricos, negros, LGBTQIAPN+ e PCD. Paixão define a trilha como um encontro de camadas rítmicas e afetivas que amplificam o gesto coreográfico.
Serviço:
Flash mob “Por mais que você não veja, haverá sinais”
ENSAIOS ABERTOS:
1ª Passagem – Ensaio geral
Data: 11 de dezembro
Local: Restaurante Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Campus de Goiabeiras, Vitória
Horário: 13h às 14h
2ª Passagem
Data: 11 de dezembro
Local: Parque Moscoso, Av. Cleto Nunes, s/n – Centro, Vitória – ES, 29015-040. Parceria com o evento “Natal de Encantos”
Horário: 19h às 20h
3ª Passagem
Data: 13 de dezembro
Local: Praça das Artes, no bairro Feu Rosa, Serra, em parceria com o Origrafis – um dos maiores eventos de intervenção urbana da cultura hip hop da América Latina
Horário: 18h às 19h
4ª Passagem
Data: 14 de dezembro
Local: Praia de Camburi, Av. Dante Michelini, Vitória (na altura do Píer de Iemanjá)
Horário: 14h às 15h
5ª Passagem
Data: 14 de dezembro
Local: Parque da Prainha, em Vila Velha, por meio de parceria com o evento Vila Natalina, promovido pela Prefeitura Municipal de Vila Velha
Horário: 19h às 20h
APRESENTAÇÕES – FLASH MOBS:
1ª Apresentação
📆 18 de dezembro
📌 Restaurante Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Campus de Goiabeiras, Vitória
Horário: 13h às 14h
2ª Apresentação
📆 18 de dezembro
📌 Parque Moscoso, Av. Cleto Nunes, s/n – Centro, Vitória – ES, 29015-040
Horário: 19h às 20h
3ª Apresentação
📆 20 de dezembro
📌 Praça das Artes, no bairro Feu Rosa, Serra, em parceria com o Origrafis – um dos maiores eventos de intervenção urbana da cultura hip hop da América Latina
Horário: 18h às 19h
4ª Apresentação
📆 21 de dezembro
📌 Praia de Camburi, Av. Dante Michelini, Vitória (na altura do Píer de Iemanjá)
Horário: 14h às 15h
5ª Apresentação
📆 21 de dezembro
📌 Parque da Prainha, em Vila Velha, por meio de parceria com o evento Vila Natalina, promovido pela Prefeitura Municipal de Vila Velha
Horário: 19h às 20h








