“Por Elise”: o lirismo de Grace Passô encerra o ano na FAFI
Um toque de humor, uma pitada de poesia e uma dose generosa de humanidade: assim é “Por Elise”, espetáculo de conclusão de curso da Turma Laura Cardoso, da FAFI – Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música, dirigido por Antonio Apolinário. A peça encerra o ciclo formativo dos alunos com uma homenagem ao olhar sensível e provocador da dramaturga Grace Passô.
As apresentações acontecem nos dias 20 e 27 de novembro e 4 de dezembro, às 20h, na FAFI, com entrada gratuita (doação opcional de 1kg de alimento não perecível). Sujeito a Lotação. Em seguida, a montagem segue para o Teatro Virgínia Tamanini (Centro Cultural Sesc Glória), com sessões nos dias 5 e 6 de dezembro, às 20h — a última com intérprete de Libras e doação obrigatória de alimento para o Sesc Mesa Brasil.
Sinopse
“Historinhas eu tenho mil. Aqui iremos contar algumas delas onde vidas solitárias se cruzam. Entre calçadas e silêncios, essas figuras se encontram, a fé corre e a emoção tomba. Entre o absurdo e a poesia, Por Elise é um retrato da esperança que acredita em recomeços. Pois a natureza não é doce, os frutos é que são.”
Em Por Elise, Grace Passô cria um mosaico de histórias de pessoas comuns que tentam encontrar beleza nas ruínas e poesia no caos. São personagens que se cruzam entre calçadas, silêncios e pequenas epifanias urbanas, compondo uma narrativa sobre fé, recomeços e o poder da sensibilidade.
A autora, natural de Belo Horizonte, é referência nacional pela maneira como transforma o teatro em espelho da sociedade. Sua obra atravessa fronteiras, misturando o trágico e o cômico, o real e o imaginário. Ganhadora de prêmios como o Shell e o APCA, Grace é também uma das principais representantes da dramaturgia contemporânea brasileira, reconhecida por criar textos que são ao mesmo tempo poéticos e políticos.
Na encenação da FAFI, os alunos exploram esse universo com um toque sensorial: o corpo, o gesto e o som se entrelaçam em cena, incorporando técnicas de teatro físico, karatê e tai chi chuan. O resultado é um espetáculo que vibra entre o lirismo e o absurdo — um exercício de presença, escuta e emoção.
A direção cria um ambiente de escuta, onde atores e atrizes são também intérpretes criadores, constantemente provocados a ocuparem um lugar de ação e proposição cênica. Além disso, com Gil Mendes, na preparação corporal e direção de movimento, e Matheus Oliveira, na preparação vocal e direção musical, servindo de preparo para o ingresso dos alunos formandos no mercado de trabalho capixaba.
“Por Elise” é, ao mesmo tempo, um encerramento e um recomeço. É o momento em que os formandos da FAFI compartilham com o público tudo o que aprenderam: disciplina, criatividade e o poder transformador da arte.
📌 FAFI – Centro de Vitória
📅 20 e 27 de nov. / 4 de dez. – 20h
🎟 Entrada gratuita (doação opcional de alimento)
👥 Classificação: 16 anos
📌 Teatro Virgínia Tamanini – Sesc Glória
📅 5 e 6 de dez. as 20h (com Libras no dia 6)
🎟 Entrada gratuita (doação obrigatória de alimento no Sesc)
👥 Classificação: 16 anos








