O projeto “Brasil, essa é a nossa praia!”, realizado pelo Ministério do Turismo (MTur) em conjunto com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulgou nesta sexta‑feira (31) o resultado da chamada para iniciativas que integrarão a atualização do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável. Foram aprovadas 210 iniciativas; a lista completa está disponível em www.brasilnossapraia.ufrn.br.
A coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do Ministério do Turismo, Carolina Fávero, ressaltou que a divulgação do resultado representa uma vitória importante e contribui para fortalecer o turismo brasileiro por meio de ações com impacto nas bases.
Critérios e seleção
No total, foram recebidas 470 inscrições, que passaram por um processo de triagem e validação com base nos seguintes critérios: verificação da veracidade das informações; avaliação da aderência de cada iniciativa às categorias estipuladas no edital; identificação de boas práticas; eliminação de duplicidades; e revisão textual.
A iniciativa tem por objetivo orientar destinos turísticos na implementação de práticas de gestão responsável, incentivando gestores públicos, a comunidade local e visitantes a adotarem atitudes sustentáveis. As iniciativas aprovadas serão inseridas no mapa até o final de novembro de 2025.
Mapa e categorias
O Mapa está disponível em mapadoturismoresponsavel.turismo.gov.br e contempla práticas agrupadas em seis grandes categorias: Turismo Sustentável, Turismo de Base Comunitária, Etnoturismo, Segurança Turística, Turismo Acessível e Diversidade e Inclusão no Turismo.








