O processo seletivo da Unicamp para 2026 tem novidades importantes para quem pretende concorrer a uma vaga. A primeira fase do vestibular será realizada em 26 de outubro de 2025, enquanto a segunda etapa está marcada para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro do mesmo ano.
Locais de prova e inscrições
As provas acontecerão em 31 cidades paulistas e seis capitais brasileiras. Os locais de prova serão divulgados após o período de inscrições, quando os candidatos também poderão escolher até duas opções de curso dentro da mesma área.
Mudanças na segunda fase
Uma das principais alterações está na segunda fase, com a redução de duas questões no segundo dia de provas. Os candidatos da área de Ciências da Natureza terão 7 questões de Biologia e 5 de Química, contra 8 e 6, respectivamente, nos anos anteriores.
Facilidades para alunos da rede pública
Estudantes de escolas públicas terão a inscrição automática na modalidade Enem-Unicamp, desde que já tenham se inscrito no Vestibular Unicamp 2026 e optado por cotas ou pelo programa de bônus.
Outras novidades
O curso de Arquitetura e Urbanismo não exigirá mais as provas de habilidades específicas, permitindo que os candidatos participem apenas da primeira e segunda fases. Já os treineiros terão novas regras, devendo escolher entre três áreas: Ciências Humanas/Artes, Ciências Exatas/Tecnológicas ou Ciências Biológicas/Saúde.








