5 de dezembro de 2025
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Xhelper malware resistente infecta celulares

{“html”: “

Continua após a publicidade

Os métodos dos malwares estão continuamente se aprimorando, tornando-se cada vez mais sofisticados para evitar detecção pelos sistemas de segurança disponíveis. Enquanto alguns podem ser facilmente eliminados, outros demonstram grande resistência, mesmo diante de medidas de remoção vigorosas.

Os aparelhos móveis são particularmente vulneráveis devido à sua função central na vida de muitas pessoas e à quantidade substancial de informações estratégicas que eles armazenam, tornando-os objetos promissores para estes ataques cibernéticos.

Continua após a publicidade

Uma das ameaças mais duradoras que emergiu nos últimos tempos é o xHelper, um tipo específico de malware conhecido por suas características árduas para ser eliminado. Já teve conhecimento dele?

O xHelper represente um vírus que infeta dispositivos equipados com sistema operacional Android. É considerado extremamente resiliente, sendo bastante desafiador de se removê-lo completamente.

Por definição, é um vírus Trojan Dropper. Isso implica que o xHelper vai descarregar outros malwares no sistema assim que infesta o seu dispositivo, traduzindo este comportamento como algo típico de um Dropper.

O xHelper é indetectável por usuários e tem capacidade de se manter ativo mesmo após uma tentativa manual de eliminação ou uma restauração às configurações de fábrica de um dispositivo. Desta forma, age de maneira sombreada e constante, facilitando a sobrevivência e operação de outras chanças. Parece algo preocupante, certo?

Pesquisadores encontraram, pela primeira vez, o xHelper em 2019, durante uma série de contaminações ocorridas em massa.

Em abril de 2020, Igor Golovin, pesquisador de Cibersegurança da Kaspersky aprofundou-se neste tema e escreveu um artigo completo denominado ‘xHelper: persistent malware that keeps coming back’ no blog da Kaspersky, o Securelist.

\"Pessoa

Kaspersky é uma corporação internacional consagrada na área de segurança digital, excelente por formar poderosas ferramentas anti-vírus. Seu artigo ajudou muito a expandir a compreensão da existência, operação e da natureza ameaçadora do xHelper.

O xHelper se faz passar por um aplicativo legítimo, tipicamente um limpador de memória. Uma vez que é instalado, permanece oculto e ativo em segundo plano, recolhendo dados do telefone e mandando esses dados para os marginais.

O xHelper descarrega conexos vírus que conseguem assumir controle profundo sobre o dispositivo, mudando arquivos e instalando rotinas que se ativam ao ligar o aparelho. Também cria uma barreira para cremos que visam controlar autorizações especiais no telefone.

\"\"

Partimos da premissa que o xHelper é bastante genético para removação, persistindo mesmo após uma regeneração de fábrica cumprida, até uma reinstalação completa do sistema do smartphone pode garantir eliminação completa desse software invasivo.

Segumdo Golovin, é necessário apagar totalmente o sistema do aparelho para se libertar do xHelper e depois fazer uma instalação nova do sistema a partir das configurações originais.

\"\"

No ano de 2024, um registro(‘/’)[ em torno de uso do xHelper foi detectado por parte dos pesquisadores da Kaspersky em um aplicativo conhecid/

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:53 am
Anoitecer
06:11 pm
24ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.63 km/h
06/12
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
07/12
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
08/12
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
09/12
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC

Volta Ecológica defende os Manguezais de Vitória

Tony Silvaneto

Leia também