5 de dezembro de 2025
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Teleconsultas no SUS: uso da tecnologia beneficia milhares no semestre inicial

A usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), Elisa Boecker da Rocha, relata sua positiva experiência com as teleconsultas no município de Afonso Cláudio, facilitando acompanhamento médico sem a necessidade de longas viagens. “A economia e a conveniência de realizar consultas remotamente é incrível”, afirmou ela, destacando a proximidade e tranquilidade proporcionadas pela tecnologia.

Continua após a publicidade

As teleconsultas solidificaram-se como uma ferramenta vital para ampliar o alcance do cuidado à saúde. Em sua fase inicial, no Espírito Santo, o projeto da Secretaria da Saúde (Sesa) permitiu acesso às especialidades médicas em cada um dos 78 municípios do estado. Mais de 20 mil beneficiados já experimentaram a praticidade de consultas em várias especialidades disponíveis através dessa modalidade, que combate a escassez desses serviços no SUS.

Tyago Hoffmann, secretário de Estado da Saúde chama atenção para a importância das teleconsultas para oferecer especialidades médicas de alta complexidade, normalmente difíceis de encontrar no Interior. “Essas consultas nos possibilitam disponibilizar o atendimento especialista que está distante, para ser prestado aqui. É uma das formas que encontramos para expandir nosso serviço para todo o território do Espírito Santo”, ressaltou Hoffmann.

Continua após a publicidade

Responsáveis pelas teleconsultas, médicos especialistas auxiliam pacientes desde diferentes estados e países, permitindo uma ampla cobertura de suporte médico. No estado do Espírito Santo, o pacote de serviços contratados para as teleconsultas estabeleceu investimento de R$ 16,6 milhões para realizar 250 mil consultas em especialidades médicas.

Cobertura abrangente e especialidade

O Estado oferece, conforme a demanda de cada município, 19 especialidades médicas que incluem angiologia, dermatologia, ortopedia e muito mais. O foco em especialidades de difícil acesso contribui para capacitar sistema municipal a otimizar e equilibrar as condições e necessidades de saúde daquela população.

O secretário Tyago Hoffmann afirma apontar as teleconsultas como estratégias promissoras para promover rápida e eficaz resposta ao cuidado de saúde. Estas são ferramentas essenciais tanto na descentralização dos serviços de saúde quanto na regionalização do acesso, dando autonomia às regiões, fortalecendo suas capacidades e tornando serviços mais próximos dos cidadãos. “Ao celebrar o sucesso das teleconsultas, estudaremos maneiras melhores de utilizar essa tecnologia para ajudar a população”, encerrou Hoffmann.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:53 am
Anoitecer
06:11 pm
24ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.63 km/h
06/12
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
07/12
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
08/12
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
09/12
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC

Volta Ecológica defende os Manguezais de Vitória

Tony Silvaneto

Leia também