As senhas guardadas no Microsoft Authenticator não estarão mais acessíveis a partir desta sexta-feira (1º). Isso ocorre porque a Microsoft está descontinuando o recurso de preenchimento automático do aplicativo.
A empresa está removendo gradualmente a capacidade de preenchimento automático e o acesso a senhas salvas nesse aplicativo como parte do movimento para adotar tecnologias de autenticação mais seguras.
Será necessário migrar para o uso de chaves de acesso, conhecidas como passkeys. Para aqueles que ainda não se prepararam para o fim do recurso de preenchimento automático, esta é a última oportunidade de transferir as credenciais salvas.
Configurando Passkeys no Microsoft Authenticator
Com a descontinuação do autocompletar, o aplicativo irá apenas armazenar passkeys de contas compatíveis e códigos de dupla autenticação.
Se você armazena credenciais no aplicativo, é necessário agir rapidamente e migrá-las para o Microsoft Edge ou para um gerenciador de senhas confiável, como 1Password, LastPass, Proton Pass ou NordPass.
Para continuar usando a plataforma, a configuração de passkeys no Authenticator é necessária.
As passkeys funcionam como chaves digitais de acesso a aplicativos e sites sem a necessidade de uma senha, protegendo suas contas de acessos não autorizados em caso de vazamento de credenciais. Elas são armazenadas em um tipo de cofre virtual, protegido por biometria ou por um PIN.
Chaves de acesso são consideradas mais seguras do que senhas tradicionais, inclusive aquelas que não estão salvas no Microsoft Authenticator. Esta solução promete minimizar os riscos de invasão de contas, tanto da plataforma original quanto de outros perfis que utilizam as mesmas credenciais.
Para saber mais sobre passkeys no Microsoft Authenticator e como configurá-las, acesse esta matéria do Olhar Digital.
Dropbox Passwords deixará de existir em outubro de 2025
O Dropbox encerrará seu gerenciador de senhas, o Dropbox Passwords, em 28 de outubro de 2025. Caso possua senhas salvas nesse aplicativo, é recomendado transferi-las para outra plataforma.
A empresa declarou que a descontinuação do Dropbox Passwords faz parte de uma estratégia para aprimorar outros recursos do produto principal.
O fechamento do Dropbox Passwords será gradual, com as seguintes fases:
- 28 de agosto: estará disponível apenas para visualização no aplicativo e na extensão do navegador, sem possibilidade de adicionar senhas ou usar o preenchimento automático;
- 11 de setembro: o aplicativo deixará de funcionar;
- 28 de outubro: encerramento total do serviço.
Após o encerramento do Dropbox Passwords, não será possível adicionar ou acessar informações. Todos os dados armazenados serão removidos de forma segura e permanente dos servidores, segundo a empresa.








