13 de julho de 2025
domingo, 13 de julho de 2025

Rio Grande do Sul declara emergência em saúde animal por gripe aviária e inicia vistorias

O Rio Grande do Sul declarou estado de emergência em saúde animal para controlar focos de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1). A decisão veio após a confirmação de casos da doença no estado.

Continua após a publicidade

Ações do governo

No sábado, o governo iniciou vistorias em 94 propriedades de subsistência nas proximidades do foco da doença. As informações estão disponíveis no portal oficial do governo gaúcho. Na sexta-feira, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou a infecção em uma granja em Montenegro e em aves silvestres no zoológico de Sapucaia do Sul.

Continua após a publicidade

Medidas emergenciais

O estado de emergência foi estabelecido por um decreto que tem validade de 60 dias, publicado no Diário Oficial do Estado. A iniciativa busca uma resposta rápida e eficaz para combater a influenza aviária, especialmente nas cidades de Triunfo, Capela de Santana, Nova Santa Rita, Montenegro, Esteio, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Portão.

Vistorias e barreiras sanitárias

O Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul (SVO-RS) está realizando inspeções detalhadas nas propriedades, com foco em 27 locais na área perifocal de três quilômetros e 67 na área de vigilância de dez quilômetros. Além das inspeções, foram instaladas cinco barreiras sanitárias em regime de funcionamento contínuo, visando prevenir a disseminação do vírus.

A população deve estar atenta às medidas preventivas e colaborar com as autoridades para controlar a propagação da gripe aviária.


Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:16 pm
17ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
0 km/h
14/07
Seg
Mínima
18ºC
Máxima
23ºC
15/07
Ter
Mínima
18ºC
Máxima
23ºC
16/07
Qua
Mínima
18ºC
Máxima
22ºC
17/07
Qui
Mínima
18ºC
Máxima
25ºC
Colunistas
Anderson Rodrigues

O Golpe de R$ 1 bilhão: quando a fragilidade está na confiança,...

Leia também