7 de dezembro de 2025
domingo, 7 de dezembro de 2025

Assembleia Legislativa do ES aprova reajuste de 4,5% para servidores; parlamentares criticam percentual

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou, nesta segunda-feira (5), o Projeto de Lei nº 265/2024, de autoria da Mesa Diretora, que estabelece um reajuste de 4,5% nas tabelas de vencimentos e subsídios dos servidores públicos da Casa. O índice segue o mesmo percentual aplicado aos servidores do Executivo e do Judiciário estadual.

Continua após a publicidade

Apesar da aprovação unânime, parlamentares demonstraram insatisfação com o valor do reajuste, ressaltando que ele não é suficiente para compensar as perdas inflacionárias. A deputada Camila Valadão (Psol) classificou a medida como um avanço, mas alertou sobre a insuficiência do percentual. “Não há como votar contra um projeto que reajusta o salário dos servidores públicos do nosso estado, mas é necessário fazermos a consideração de que o valor enviado pelo governo do estado é pouco, é insuficiente. 4,5% não alcança os patamares de índices de inflação do nosso país. O IPCA acumulado de 2024 foi 4,83%, mais um ano com reajuste abaixo da inflação”, destacou.

Na mesma linha, o deputado João Coser (PT) enfatizou que o reajuste não corresponde a um aumento real, mas apenas à correção salarial anual. “Esse reajuste de 4,5% é a correção anual do salário, não é aumento. Mas, infelizmente, mais um ano o reajuste não chega ao índice da inflação, que era 4,49%, e só vem 4,5%”, afirmou.

Continua após a publicidade

A deputada Iriny Lopes (PT) contestou o uso do conceito de responsabilidade fiscal como justificativa para limitar os reajustes salariais e defendeu os direitos dos servidores. Segundo ela, “sempre queremos colocar em discussão o que é responsabilidade fiscal, o que é investimento e o que é de direito. Estamos fazendo mais do que obrigação ao buscar equiparar a perda salarial pela inflação do período. Mas isso ainda não é reajuste real”.

Por outro lado, o deputado Coronel Welinton (PRD) chamou a atenção para a possibilidade de um reajuste maior especificamente para os servidores da Assembleia. “Obviamente que os poderes devem conviver harmonicamente, mas essa harmonia não significa que tudo que o Executivo fizer precisa ser replicado aqui. Poderíamos ter concedido um reajuste diferenciado, de pelo menos 5,5%, para cobrir integralmente as perdas inflacionárias”, afirmou.

Com a aprovação do projeto, o novo valor passará a vigorar conforme os trâmites legais e administrativos exigidos pela Casa. O debate sobre a valorização e a recuperação salarial dos servidores, no entanto, segue como uma pauta importante entre os parlamentares.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:53 am
Anoitecer
06:12 pm
21ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
2.06 km/h
08/12
Seg
Mínima
22ºC
Máxima
29ºC
09/12
Ter
Mínima
22ºC
Máxima
28ºC
10/12
Qua
Mínima
22ºC
Máxima
29ºC
11/12
Qui
Mínima
24ºC
Máxima
31ºC

Review – Raquete Angell React Pro 99

Reinaldo Olecio

Leia também