terça-feira, 6 de maio de 2025

Formação de professores coordenadores em estratégias para equidade racial

A Secretaria da Educação (Sedu) iniciou, em 3 de outubro, a capacitação dos Professores Coordenadores de Estratégias para Equidade Racial (PCER) nas escolas prioritárias da Rede Pública Estadual de Ensino. Essa formação é parte das atividades da Comissão Permanente de Estudos Afro-Brasileiros (Ceafro), sob a Gerência de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (Geaciq). Esse movimento se estabelece como uma política afirmativa focada na promoção da equidade racial e na valorização da diversidade no ambiente educacional.

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Profissionais dedicados à equidade racial

Os professores coordenadores atuarão em unidades escolares designadas como prioritárias, com uma carga horária de 40 horas semanais. A atuação deles visa fortalecer o protagonismo de estudantes negros e indígenas, além de desenvolver estratégias pedagógicas para mitigar as desigualdades de aprendizagem com foco racial.

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Uma das principais atribuições dos PCER será a articulação com diretores e educadores, a fim de propor e implementar práticas educativas que promovam não apenas a equidade racial, mas também a equidade de gênero nas escolas.

Encontros mensais de capacitação

A primeira formação dos PCER contou com a participação de profissionais de oito Superintendências Regionais de Educação (SRE) e inaugura uma série de encontros mensais organizados pela Sedu. De acordo com Aline de Freitas Dias, gerente da Geaciq, essas formações são parte do Programa de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ProERER), destinado a apoiar e qualificar os trabalhos realizados nas escolas da Rede Estadual.

Avanços na educação inclusiva

Aline de Freitas Dias também ressaltou a importância da criação dos PCER, que representa um marco histórico na construção de uma educação mais justa e inclusiva. Com essa estratégia, a Sedu reafirma seu compromisso com a equidade e a valorização das identidades que fazem parte da rede de ensino, destacando a significativa relevância dessa ação para os estudantes negros e indígenas. Essa iniciativa atende à necessidade de uma educação mais comprometida com a diversidade e a inclusão, refletindo um passo importante rumo à justiça social no contexto educacional.


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