A Secretaria da Educação realizou, nesta segunda-feira (17), a Oficina de Apropriação e Análise dos Resultados do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo 2024 (Paebes/Paebes Alfa). O evento contou com a participação de profissionais da Rede Pública Estadual, técnicos das secretarias municipais, representantes do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), integrantes do Regime de Colaboração e educadores de instituições privadas de ensino.
Com formato híbrido, a iniciativa foi conduzida presencialmente e transmitida on-line, utilizando polos distribuídos nas 11 Superintendências Regionais de Educação (SRE). A parceria para sua realização envolve o Governo do Estado e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).
Segundo a gerente de Avaliações, Ivia Sampaio, o principal objetivo da oficina é capacitar os profissionais da educação para interpretarem e analisarem os resultados do Paebes e do Paebes Alfa. Essa capacitação visa equipá-los para transmitir os conhecimentos para as equipes gestoras das escolas. Durante o encontro, foram discutidos indicadores de desempenho e reflexões sobre o contexto das avaliações no sistema educacional.
“Nossa intenção com este encontro é estimular um debate sobre como os resultados obtidos podem ser utilizados para embasar práticas pedagógicas mais eficazes e colaborar no desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Além disso, queremos capacitar os participantes para que multipliquem os aprendizados junto às equipes gestoras de suas escolas”, destaca Ivia Sampaio.
Outro ponto enfatizado pela gerente foi a oportunidade de aprofundar a análise sobre o desempenho dos alunos e o contexto das avaliações, com foco nos indicadores educacionais. Ivia ressaltou também a importância das avaliações como ferramenta estratégica e o papel crucial dos gestores escolares para fomentar a equidade no sistema de ensino.